O período das festas juninas em São Luís é um dos momentos mais esperados do ano. É a época de conhecer a lenda do Bumba Meu Boi e brincar no verdadeiro espetáculo, que é o São João no Maranhão.Saiba mais sobre essa festa linda do estado do Maranhão.
O Bumba-meu-boi é uma festival que acontece entre os meses de junho e julho em São Luís. Cores, sabores, músicas, bois e diversão são garantidos durante esse período!
Mas, você sabe por que se comemora o São João?
O festival a São João já possui séculos de existência. O período era marcado apenas para celebrar as mudanças das estações, mas sempre comemorado com muitas músicas, danças e comidas típicas. Então a festa pegou e no Brasil todo ela é comemorada com bastante entusiasmo.
A lenda do Bumba meu boi
Diz a lenda do Bumba Meu Boi que o Pai Francisco, um escravo, matou o boi Mimoso, para atender aos caprichos de sua esposa. Catarina estava grávida e desejou comer a língua do boi do patrão. Mimoso era, nada mais nada menos, que o boi mais bonito e preferido do seu senhor. Assim, quando o boi sumiu, o senhor investigou dentre os escravos e os índios e descobriu o que aconteceu. O senhor então exige que Pai Francisco traga o boi de volta a vida (fácil né?).
Pai Francisco começa, então, a convidar índios curandeiros e pajés, na esperança de ressuscitá-lo. Através das danças e coquetéis o boi mimoso volta a vida e todos participam de uma enorme festa para comemorar o milagre.
Essa festa continua se repetindo ano após ano. Uma verdadeira explosão de cores.
Personagens da lenda do bumba meu boi
Durante as apresentações nos arraiais, aproveite para tentar identificar os principais personagens da lenda do Bumba Meu Boi. São eles:
- Pai Francisco;
- Catarina;
- O boi Mimoso;
- e os índios!
Danças tradicionais no São João de São Luís
Em São Luís, vários grupos se reúnem. A maior parte, ao som das toadas. Esse é o nome dado ao tipo de canção que embala a maior parte dos arraiais de São Luís. No entanto, outras danças também estão presente! Conheça os ritmos e se embale nessa alegria única!
Boi de matraca
O boi de matraca é um dos mais populares e de maior número de grupos no Maranhão. Dois pequenos pedaços de madeira, a matraca, servem para marcar o ritmo da música. Além desse instrumento, também são usados pandeiros e tambores-de-onça.
Boi de orquestra
O boi de orquestra sofreu influência de outros ritmos musicais e a banda é composta de instrumentos de sopro e corda, tais como saxofone, trombone e banjos.
Cacuriá
O Cacuriá é uma das danças típicas que você provavelmente vai encontrar apenas no Maranhão. O grupo reúne vários casais dançando em círculos. Isso pode lembrar um pouco as Quadrilhas, porém os passos das danças e a música são diferentes: puxando um pouco mais para a sensualidade.
Repare nas letras das músicas que, geralmente, possuem um duplo sentido. Ou até o nome dos grupos, como o “Assa Cana”! O mais tradicional grupo é o Cacuriá de Dona Teté, acreditando até que ela tenha sido a criadora desse ritmo.
Tambor de crioula
O tambor de crioula é uma dança de origem africana praticada e perpetuada pelos descendentes dos escravos africanos. Muito comum no Maranhão, mas pouco presente em outros estados brasileiros.
Não tem quadrilha nos arraiais de São Luís?
Quadrilha, dança portuguesa e outros ritmos comuns em outros estados, marcam pouquíssima presença nos arraiais do Maranhão. Mas você não estava mesmo indo ao Maranhão para ver quadrilha, certo?
Quais as principais comidas típicas no São João do Maranhão?
Claro que o São João não é completo sem a devida culinária correspondente. Na maioria dos arraiais você vai encontrar várias barracas com comida tradicional. No Maranhão, além dos pratos com milho, quem se destaca é a culinária local.
Aproveite para experimentar o arroz de cuxá, vatapá, torta de camarão seco e torta de caranguejo. Para as bebidas, você pode provar os sucos de frutas regionais (bacuri e cupuaçu) ou o famoso “sonho cor de rosa”, o refrigerante Guaraná Jesus. De sobremesa, mingau de milho (fora do estado conhecida como canjica), mingau de tapioca, pé-de-moleque, canjica (que aqui é amarela), bolo de fubá ou trufas (bombom) recheadas de frutas regionais.
Onde assistir a manifestação da lenda do bumba meu boi em São Luís do Maranhão?
Todo ano, a prefeitura e o governo do estado organizam vários arraiais pela cidade. O melhor local para consultar a programação completa é o site Kamaleão.
Programação 2019 dos arraiais em São Luís
Em 2019, os principais arraiais foram concentrados no período de 19 a 30 de junho. Qualquer um desses abaixo será uma ótima escolha!
- Arraial do Ipem (19 a 30 de junho)
- Arraial da Maria Aragão (19 a 30 de junho)
- Arraial da Vila Palmeira
- Arraial da Praça Nauro Machado, Reviver (14 a 29 de junho)
- Arraial do Shopping da Ilha (7 a 23 de junho)
- Arraial do São Luís Shopping (14 a 30 de junho)
- Arraial Pertinho de Você (1 a 30 de junho)
Veja no mapa abaixo onde ver o Bumba meu boi em São Luís!
+ Dicas de hospedagem em São Luís:
Agora conta pra gente: Você conhecia a lenda do bumba meu boi ou já assistiu esse espetáculo no Maranhão?
Atenção: Todas as imagens desse artigo foram gentilmente cedidas por meu amigo fotógrafo João Maria Bezerra e não poderão ser reproduzidas em qualquer meio. Se precisar de imagens, entre em contato com o autor através do Instagram ou Facebook. Para mais fotos e dar apoio ao projeto cultural do fotógrafo, favor acessar o site Epifania Imagética.