Todo mês, trazemos uma rapidinha sobre um destino. Nas Rapidinhas, nós fazemos um apanhado de fatos e dicas rápidas sobre um país. A nossa rapidinha de hoje é sobre Cuba, um país pouco visitado pelos brasileiros, mas que certamente vai te surpreender! Veja aqui alguns fatos e dicas rápidas sobre Cuba.
Dicas rápidas para planejar uma viagem para Cuba
Informações básicas para sua viagem para Cuba
- Visto: O visto para turistas é obrigatório. É possível emitir antecipadamente, pelos correios com o consulado em Brasília, ou comprar com a companhia aérea no aeroporto.
- Moeda: Pesos cubanos. A equivalência é aproximadamente igual ao Euro. Existe uma taxa que incide somente sobre o dólar nas casas de câmbio de Cuba. Por isso, leve apenas Euros ou Dólares Canadenses. Ambos oferecem boa cotação em Cuba.
- Quando ir: Maio a outubro chove mais. Eu fui em maio e peguei alguns dias de chuva sim.
Melhores destinos para visitar em Cuba
- Havana e Varadero são os destinos mais visitados no país, separadas por apenas 150km. As melhores maneiras de ir de Havana a Varadero são ônibus ou táxi compartilhado.
- 10 cidades mais visitadas em 2018: Havana, Varadero, Santiago de Cuba, Viñales, Trinidad, Cienfuegos, Cayo Largo, Cayo Guillermo, Remedios e Holguín.
Atrações de destaque em Cuba
- Havana: Capitólio, Museu da Revolução, Plaza de la Revolución, Plaza Vieja, El Malecón, Plaza de la Catedral.
- Varadero: Playa Coral, Cueva de Saturno.
Como se locomover em Cuba
- A forma mais comum de se locomover em Cuba são os táxis compartilhados. Dentro da cidade, eles suprem a deficiência do transporte público e é possível compartilhar o táxi com os moradores locais. Eles seguem rotas fixas e é preciso se informar com alguém onde eles passam. Outras opções são usar táxis, coco táxi, ônibus de turismo e andar muito a pé!
- Entre as cidades, o táxi compartilhado também é comum e acaba saindo em valores parecidos com o ônibus. Há ônibus para se locomover entre as principais cidades e também voos para alguns locais mais distantes, como alguns Cayos.
Seguro saúde para Cuba
- O seguro saúde é obrigatório para todos os turistas que visitam Cuba. O seguro deve ter cobertura mínima de 10mil dólares.
- Se a empresa que oferece o seguro do seu cartão de crédito for americana, seu seguro pode não ser aceito em Cuba.
- Caso não seja adquirido com antecedência, será necessário comprar um seguro ao chegar no país.
Quanto custa viajar por Cuba
- Passagem aérea: A partir de R$1.800,00.
- Sugerimos uma média de 100 euros por dia por casal, incluindo hospedagem, alimentação e passeios. No caso de passeios mais caros, como ir de avião para os Cayos, adicione o valor à sua conta final.
- Minha viagem de 11 dias em maio/2018 saiu por aproximadamente R$4.500,00 por pessoa (visto, passagens aéreas saindo de São Paulo, deslocamentos, alimentação, muitos daiquirís, passeios e até souvenirs).
+ Leia também: Quanto custa viajar para Cuba? (Incluindo planilha de gastos para download)
O que comer em Cuba
- Peixes, camarões e lagostas – são super fresquinhos!
- Ropa vieja, um prato tradicional de carne desfiada (originalmente de carne bovina, mas pode ser feita de porco também).
- Para beber: Daiquiris, Mojitos e Cerveza.
Agora conta pra gente, qual dica você daria pra quem tá de passagem marcada para Cuba? Qual atração ou cidade que mais te marcou?