Em nossas últimas andanças pelas terras mineiras, fizemos um passeio diferente: um workshop de fotografia de rua, um ótimo curso de fotografia em Belo Horizonte. Uma forma diferente de ver e passear pela cidade, aprimorando o olhar fotográfico e trocando dicas de fotografia e da cidade.
Curso de fotografia em Belo Horizonte: Como funciona um workshop de fotografia de rua?
O workshop é organizado pelo fotógrafo Lucas Hallel. Nós conhecemos o Lucas através de um Tour de Cafés Especiais em Belo Horizonte (também guiado pelo Lucas), que reservamos pelo Airbnb Experiências. Alías, foi um tour café-gastronômico maravilhoso (post em breve).
Durante nossa caminhada pelas cafeterias de Belo Horizonte (BH), Lucas comentou também sobre sua área de formação e conhecimentos. Ao saber que ele ministrava curso de fotografia em Belo Horizonte, ficamos interessados em saber um pouco mais sobre Fotografia de Rua. Não resistimos e deixamos agendado o Workshop para o dia seguinte.
O Workshop é dividido em dois encontros (prática com teoria e análise do resultado), tem duração total de 6 horas e no máximo 3 participantes. No primeiro momento são 3 horas de aula prática na rua e no segundo momento mais 3 horas de avaliação das fotos. Entre os dois encontros, a gente seleciona algumas fotos para serem avaliadas pelo Lucas.
Qual equipamento necessário pra participar do workshop?
O Lucas recomenda uma câmera que você consiga configurar seus ajustes para obter um resultado menos. No entanto, dá pra fazer com qualquer um. Você pode usar o celular ou uma câmera profissional, não importa!
O importante é ter domínio da câmera que você usar, para evitar perder momentos brigando com ela. Afinal, o foco desse workshop é muito mais olhar do que técnica.
Por que fazer um curso de fotografia em Belo Horizonte durante uma viagem?
Durante nossas viagens, temos tentado incorporar atividades além dos programas tradicionalmente turísticos. Com isso, acabamos conhecendo lugares que um turista normalmente não vê. Além disso, na nossa cidade, é mais difícil encontrar cursos diferentes, então gostamos de aproveitar quando estamos em grandes cidades.
Como foi nossa experiência no Workshop de Fotografia de Rua com Lucas Hallel?
O nosso ponto de encontro foi no Hotel Nacional Inn no centro de Belo Horizonte onde ficamos hospedados. No horário marcado, nos reunimos com Lucas e ele iniciou perguntando: “Qual o OBJETIVO DE VOCÊS com a fotografia de rua?“.
Eu e Renata nos entreolhamos reflexivos. Em seguida ele comentou sobre os objetivos mais comuns eram arquitetura, lifestyle e cotidiano, que te direcionam para contar e registrar a história da humanidade.
A caminhada fotográfica
Saímos para fotografar e o Lucas foi nos falando sobre equipamentos, lentes e, principalmente, respeito aos fotografados. Essa dica sobre o respeito aos fotografados pra mim foi uma das dicas mais sensacionais. Eu e Renata sempre nos sentimos um pouco desconfortáveis em sair fotografando pessoas nas ruas. Achávamos que sempre seria um tanto quanto “invasivo”.
No entanto, o Lucas foi nos ensinando como ele faz uma abordagem simples, agradável e cativante, até que chega o momento que a pessoa autoriza a foto. BINGO! =)
A arte da paciência na fotografia de rua
Durante o curso, Lucas Hallel vai ensinando que além de um olhar apurado, temos que ter um pouco de imaginação, inspiração e muuuuuita paciência para a fotografia de rua. Ufa. Infelizmente para a fotografia não existe uma receita de bolo. Temos que estar em constante evolução conciliando teoria e prática
Parece difícil, mas o Lucas vai conduzindo com maestria e assim a gente vai começando a enxergar as fotos.
Aliás, achei impressionante a sensibilidade do Lucas em encontrar elementos para compor todo o cenário e a forma filosófica de interpretar as imagens. Percebi que ele vai além de ser simplesmente apaixonado por reflexos em poças d’água ou vitrines de lojas para sua composição. A imagem está sempre pronta em sua cabeça, só aguardando o elemento certo para finalizar sua criação. Ficamos fascinados.
A avaliação das nossas fotos
Após o primeiro momento, tivemos que selecionar 10 fotos cada um para enviarmos para o Lucas. Marcamos nosso segundo encontro no Pão de Queijaria.
Lá, ele levou nossas fotos impressas e “jogou as cartas na mesa”. Falamos sobre composição, enquadramento, luz, mensagens da foto. Ficamos até surpresos, pois ele mostrou muitos detalhes que a gente nem tinha notado.
Nessa conversa, o Lucas demonstrou que, além de amante de fotografia e café, é um verdadeiro filósofo (ou bem próximo disso). Rsrs.
Curtimos muito!
Como faço para entrar em contato com o Lucas Hallel e fazer minha inscrição?
Se você quer conhecer um pouco mais do trabalho do Lucas e dos cursos de fotografia em Belo Horizonte que ele organiza, é só entrar em contato por um dos canais abaixo.
Ah! Não deixe de mencionar que é leitor do Blog Inda Vou Lá para garantir 5% de desconto no Workshop de fotografia de rua do Lucas Hallel. 😉
- Site: Lucas Hallel
- Instagram: Lucas Hallel
- Whatsapp: bit.ly/lucas-hallel
Quer outras dicas de Belo Horizonte?
- Dica de onde comer pão de queijo em BH? Pão de Queijaria
- O que fazer nos arredores de Belo Horizonte? Instituto Inhotim
* Agradecemos a cortesia do fotógrafo Lucas Hallel e ressaltamos a nossos leitores que a publicação expressa nossa sincera opinião sobre a experiência vivenciada.