Real desvalorizado, salários congelados. A economia no país já viu melhores dias. Pra continuar viajando, a gente precisa apertar daqui e de lá. Separamos 5 dicas para economizar na viagem – aplicáveis a praticamente qualquer destino!
+ Leia também: Roteiros de viagem prontos pra você usar!
Dica#1 – Viaje em época intermediária
Eu sei que você não quer ir para o nordeste em plena época de chuva, nem ir pra uma cidade de esqui fora da temporada de neve. No entanto, você pode se programar para viajar uma semana antes do início da alta temporada ou logo após o seu encerramento.
Quando você viaja um pouquinho antes ou depois, ainda costuma pegar as condições climáticas parecidas, mas valores bem mais baixos. Em Florianópolis, por exemplo, paguei R$50,00 numa hospedagem que custaria R$250,00 na semana seguinte.
Dica #2 – Procure hospedagens alternativas
Se você quer economizar, considere a opção de se hospedar em quartos compartilhados em hostel ou alugar um quarto de um apartamento pelo Airbnb.
Além de economizar com a hospedagem em si, muitas vezes você poderá utilizar cozinha para preparar refeições. Sem contar que em hosteis costuma-se encontrar opções de passeios mais baratos e algumas atividades gratuitas.
Dica#3 – Leve lanchinhos de casa para economizar na viagem
Se você é daqueles que adora uma guloseima ou lanchinho ao longo do dia, leve de casa barrinhas de cereais, amendoins, castanhas, chicletes, chocolates. Claro que você pode e deve experimentar coisas diferentes e deliciosas na sua viagem. No entanto, leve seus próprios lanchinhos (e garrafinha d’ água) especialmente para passeios em locais que tem lanchonetes caras, como aeroportos e museus.
Dica#4 – Economize na viagem utilizando o transporte público
Pode até ser que na sua cidade você não se imagine mais pegando um ônibus, mas vou te dizer: dê uma chance pro transporte público em outros lugares.
+ Leia também: Como andar de metrô sem pagar (muito) mico |
Pesquise antecipadamente como é o transporte público no seu destino e considere essa possibilidade. Na Europa, por exemplo, o transporte público em grandes cidades é muito eficiente e confortável. Evitando horários de pico, você deve se locomover sem grandes problemas.
Dica#5 – Pesquise por cupons de desconto
Eu AMO cupons de desconto. Não é a toa que criei um espaço aqui no blog pra eles. Por isso, antes de sair por aí fechando hospedagens, seguro, passeios, sempre pesquise por cupons de desconto!
Além disso, procure também por sites de compra coletiva (Groupon, por exemplo) na cidade onde irá visitar. Pode ser que você já tenha cansado das mesmas promoções na sua cidade, mas em outros destinos, pode valer a pena.
Outras dicas para economizar na viagem?
Conta pra gente: Qual outra dica você usa pra economizar nas suas viagens? Responde pra gente nos comentários!
2 respostas
Pra quem vai precisar se deslocar muito durante a viagem, uma ideia é calcular uma previsão dos custos com translados (é possível achar em sites de agências de turismo e/ou empresas de ônibus) e comparar com o aluguel de um carro (incluindo gastos com combustível, estacionamento, pedágios etc). O carro pode sair mais barato e confortável, principalmente se o número de pessoas pra dividir o custo for maior.
Perfeita colocação, Tayná!
Há muitos lugares em que andar de ônibus nem faz muito sentido. Por exemplo, na Tailandia, o “uber” é tão barato que duas pessoas sai mais em conta do que ir de ônibus.
A minha questão foi mesmo pra ninguém fechar as portas para o transporte público, porque pode ser uma opção bem vantajosa também em muitos casos. No entanto, o que vemos é que muita gente nem dá a oportunidade.