O Triângulo Dourado é o roteiro na Índia mais tradicional para um turista que vai fazer sua primeira viagem para esse país incrível. Além da facilidade de acesso por seus diversos voos internacionais diários, o turista se encanta pela possibilidade de visitar pessoalmente o Taj Mahal, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Para completar o triângulo dourado, se encantar com o palácio e fortes da capital do Rajastão.
+ Leia mais: Como comprar passagem aérea barata para Índia |
Roteiro na Índia: Triângulo Dourado
A Índia é um país incrível e de grandes dimensões. Sendo o 7º maior país do mundo em expansão territorial, obviamente fica impossível conhecer muito do país com um tempo tão curto.
Também não achamos que vale a pena sair do Brasil para um país tão distante e ficar apenas 8 dias viajando. No entanto, quando se tem tempo contadinho das férias e quer combinar com outro destino da Ásia ou Oriente Médio, vale a pena sim ficar uma semaninha por lá.
Neste roteiro do Triângulo Dourado da Índia, você consegue experimentar um pouquinho da cultura, cheiros e cores desse país fascinante.
Delhi
Delhi é a capital da Índia e porta de entrada das centenas de voos internacionais diários. Além da facilidade dos voos, Delhi fica próximo de outras importantes e mais visitadas cidades como Agra e Jaipur, além da proximidade também de Varanasi e Rishikesh.
Diversas atrações históricas, templos e mercados fazem parte dos cenários em Delhi. Mas cuidado ao tentar marcar muitas atrações para o mesmo dia. O trânsito caótico pode atrapalhar um pouca sua progamação além de ficar mais tempo num local do que o previsto. Tenha em mente que cada lugar que você ficar você vai gastar em média 2 horas para percorrer e conhecer o local.
Recomendo ficar uma noite na chegada e mais duas na saída. Fiquei hospedado no Grand Uddhav Hotel.
Veja aqui a sugestão de roteiro do que fazer em Delhi durante 1 dia.
Agra
A cidade de Agra fica no estado de Uttar Pradesh. Famosa por abrigar uma das setes maravilhas do mundo moderno e também considerada uma das mais lindas histórias de amor, o Taj Mahal.
Gosto de visitar o Taj Mahal de manhã bem cedo, por volta das 5h15 da manhã já sair do hotel, e assistir ao nascer do sol dentro do Taj Mahal. As cores e luz para fotografia ficam incríveis. Para o pôr do sol existem duas possibilidades igualmente bonitas. Uma do mesmo lado do Taj Mahal e a segunda do outro lado do Rio Yamuna. Essas e outras dicas estão no nosso post sobre o Taj Mahal.
Dormir pelo menos uma noite em Agra é o recomendável. Mas existem pessoas que fazem bate-e-volta. Fique hospedado no Taj Villas em Agra.
Veja aqui as dicas para ter uma excelente visita ao Taj Mahal.
Jaipur
Jaipur é a capital do maior estado da Índia, o Rajastão. Famoso pelo domínio dos Marajás, a capital possui um Forte impressionante além de um Palácio belíssimo aberto a visitação.
Nos arredores do Forte de Amber possui ainda dois locais bem legais para visitação: um templo hindu e as escadarias simétricas de um poço de água. Veja no post de roteiro de 2 dias em Jaipur como dividir seus dias na cidade.
Jaipur é uma das minhas cidades preferidas. Recomendo ficar 3 noites para ter 2 dias inteiros nessa cidade. Fiquei hospedado no 3 estrelas do Nahagarh Hotel.
Clique aqui para ver mais detalhes de roteiro de 2 dias em Jaipur.
Roteiro de 8 dias na Índia (Resumo)
- Dia 01: Delhi
- Chegada em Delhi. Noite em Delhi.
- Dia 02: Delhi – Agra
- Deslocamento pela manhã de Delhi para Agra.
- Visitar o Forte de Agra, mercado local e assistir ao pôr do sol com o Taj Mahal ao fundo.
- Noite em Agra.
- Dia 03: Agra – Jaipur
- Sair do hotel às 5h15 para assistir o amanhecer no Taj Mahal.
- Deslocamento de Agra para Jaipur.
- Noite em Jaipur.
- Dia 04: Jaipur
- Deslocamento pela manhã para o Forte de Amber (evitar subir nos elefantes), templo hindu e step well nos arredores do forte.
- Antes de chegar ao centro, uma paradinha no Palácio das Águas.
- A tarde visitar o Jantar Mantar, Palácio da Cidade e as janelas do Hawa Mahal.
- Dia 05: Jaipur
- Assistir o nascer do sol das muralhas que cercam os fortes.
- Templo dos macacos.
- Pôr do sol do Forte de Nahargarh.
- Dia 06: Jaipur – Delhi
- Deslocamento de Jaipur para Delhi.
- Dia 07: Delhi
- Visitar o Templo de Akshardham, maior templo hindu do mundo, a partir das 9h30 da manhã.
- Seguir para o Templo de Lótus da fé Bahá’i
- Visitar o templo Sikh
- Terminar a visita na mesquita Jama Masjid.
- Dia 08: Delhi
- Seguir para o aeroporto.
Triângulo Dourado – FAQ
Delhi (capital do país), Jaipur (capital do Rajastão) e Agra (Taj Mahal).
Recomendamos ficar pelo menos 2 noites em cada cidade sendo um total de 6 noites.
Você pode se locomover de trem ou carro. O trecho de carro dura em média 4-5h de viagem. O trajeto de trem vai depender do tipo de trem. O expresso dura 2h em média, mas esse trem tem que comprar com antecedência.
Você pode fazer uma cotação atualizada no site do HURB. Custa mais ou menos 5.500 reais com aéreo saindo do Brasil.
A Índia é o sétimo maior país do mundo. Quantos dias ficar é muito relativo. Responda a pergunta “quantos dias ficar no Brasil” e talvez você consiga uma resposta para Índia. =)
+ Leia mais: Como tirar o e-visa Online para Índia |
Muito ou pouco tempo?
Eu particularmente gosto de fazer esse trajeto dividindo as noites da seguinte maneira: 1 noite em Delhi, 1 noite em Agra, 3 noites em Jaipur e depois mais 2 noites em Delhi. De toda maneira, não existe uma quantidade “correta” em viajar, tudo vai depender do tempo que você tem disponível ou do quanto cada cidade vai despertar o seu interesse. Lembre-se: você sempre poderá voltar e fazer novas descobertas. Combinado?
Abraço do Panda e até a próxima viagem. =)