Depois de 7 meses explorando o sudeste asiático, em nossa viagem de volta ao mundo, desembarcamos no último continente dessa viagem de volta ao mundo. Nossa primeira parada foi a linda capital da Espanha. Neste artigo compartilhamos o que fazer em Madrid em 1 dia, mostrando um pouco do nosso roteiro pela cidade.
Do aeroporto de Madri ao centro
Chegamos em Madrid por volta de meia-noite, vindos de Bangkok, em nosso primeiro voo low cost de longa duração, com a Norwegian Air. As diárias das acomodações estavam altas e por isso, depois de viajar por 10 meses e já quase no fim da nossa volta ao mundo, resolvemos ficar (e dormir) no aeroporto até as 5h da manhã, quando o metrô reabria. Só aí, pegamos o nosso caminho para o centro da cidade.
+ Leia também: Como andar de metrô em qualquer lugar do mundo (sem pagar muito mico)
Nossa hospedagem era o Hostal Stella, um local simples, mas que fica na melhor localização de Madrid, pertinho da Gran Via. Infelizmente a acomodação não está mais disponível no Booking, mas você pode encontrar outros hotéis próximos nesse link.
O que fazer em Madrid em 1 dia: nosso roteiro pelo centro
Com o metrô, chegamos bem rápido no centro e ainda estava amanhecendo. Apesar disso, nosso corpo estava no fuso horário da Ásia, então estávamos dispostos. Como o check in seria bem mais tarde, saímos para fazer um passeio. A gente ainda não tinha muita ideia do que fazer em 1 dia em Madrid, mas como Renata já tinha visitado a cidade, tínhamos alguma noção do que conhecer.
Plaza Puerta do Sol
Ainda era madrugada quando chegamos na Praça Porta do Sol. Algumas pessoas ainda circulavam a praça bebendo suas cervejas e atirando as latas vazias em qualquer lugar. O clima estava ameno, mas a fome começava a despertar. Numa das ruelas da cidade havia uma única pizzaria aberta. Comemos uma fatia de pizza por 1 a 2 euros. Foi nossa primeira refeição do dia.
Essa praça é conhecida pelas manifestações públicas, pelo prédio dos correios, o Marco Zero da cidade, a estátua símbolo do Urso apoiado na árvore e pelo famoso relógio que serve como referência para a entrada do Novo Ano. Após ficar namorando com a estátua do Urso e sua Árvore, símbolo de Madri, o sol começou a dar os primeiros sinais de luz no horizonte. Decidimos seguir em direção ao sol para termos uma visão mais privilegiada do alvorecer.
Puerta de Alcalá e Parque de El Retiro
Continuando nosso roteiro pela cidade, andamos da Praça Porta do Sol até a Puerta de Alcalá, onde contemplamos o sol surgindo por entre as árvores do Parque de El Retiro, um parque muito bonito para visitar em Madrid. Os primeiros raios de luz do dia por entre as árvores no início do outono davam um efeito incrível!
Ficamos por lá algumas horas: acompanhamos um grupo praticando Tai Chi Chuan, vimos pessoas se exercitando e outras brincando com seus cãozinhos. O parque é gigante e com vários prédios, atrações e lagos. Dentro do Parque el Retiro também está o Palácio de Cristal, uma construção muito bonita.
Templo de Debod, um must no que fazer em Madrid em 1 dia
Voltamos para deixar as coisas no hotel e pegamos o metrô para o outro lado da cidade, para visitar o parque onde o Templo de Debod fica sitiado. Um presente do Egito para Madri. Dá pra imaginar que esse templo foi desmontado, transportado do Egito até Madri e depois remontado pedra por pedra numa operação de deixar inveja para as novas tecnologias.
Por volta do meio-dia, o sono bateu a porta. Eu e Joyce acabamos adormecendo no banco da praça (literalmente). Após alguns segundos horas, Renata sugeriu continuarmos nossa turnê pela cidade.
Palácio Real de Madri
Distante alguns metros do Templo de Debod, cruzamos pelo Jardins de Sabatini de onde já conseguimos observar o quão grandioso é o Palácio Real de Madri. Nós decidimos não entrar e continuamos nossa jornada observando a fachada do palácio e a fachada Catedral de Santa Maria, que fica do ladinho.
100 Montaditos
Se eu puder recomendar um único lugar para uma refeição, seria o 100 montaditos. Esse local está na minha lista dos Top 5 restaurantes do mundo. Ele é simples, com uma decoração de boteco, barato e com um menu diversificado – na verdade é praticamente um prato só (mini sanduíches), mas com mais de 100 sabores para escolher. Cada mini-sanduíche custa entre 1 e 2 euros e você escolhe qual o tipo da carne, do queijo, do molho, da salada,… é simples, mas eu acho simplesmente sensacional. É uma ótima forma de provar os deliciosos queijos e presuntos espanhóis.
Cerveceria La Mayor
Estávamos a caminho do Mercado de San Miguel quando Renata se lembrou dessa cervejaria que há 4 anos ela havia visitado junto à minha irmã Geórgia. Quando vou numa cervejaria que possui uma grande variedade de marcas e tipos, a minha escolha é sempre procurar por uma cerveja local do tipo IPA (Indian Pale Ale). Pra nossa surpresa, acabei conhecendo, experimentando e gostando da cerveja Panda Garden. <3 Perfeita!
E ainda conhecemos uma família brasileira passando férias com quem compartilhamos muitas histórias.
Mercado San Miguel
Continuamos nosso caminho parando agora no Mercado de San Miguel. Que lugar lindo e gastronomicamente impressionante. Dá vontade de sair experimentando de tudo um pouco. Joyce quis um macaron, Renata ficou com as fresas e eu provei um iogurte com caramelo. E uma Sangria. E alguns tapas. Rs
A diversidade pode te levar à falência e à obesidade. Mas tem quase tudo que você possa imaginar de comidas típicas: tira-gostos, azeitonas, pernil, bebidas e sobremesas. Simplesmente divino para quem curte comer de tudo um pouco.
Chocolateria San Ginés
A fama da Chocolateria San Ginés não é a toa. Eles servem um chocolate maravilhosamente encorpado servido com churros ou porras (uma espécie de churros, só que maior). É tão gostoso que acabamos repetindo esse local no dia seguinte. Se eu quisesse ser chato e encontrar uma coisa pra reclamar, seria a quantidade de churros. São muitos (6) pra quem vai comer sozinho. Quase não dei conta. Rs
O passeio foi tão legal que no dia seguinte a gente cancelou toda a programação. E fizemos tudo praticamente igual. 😀
PS.: Enquanto escrevo este relato, minha boca fica enchendo d’água a cada vez que lembro desses lugares. É uma tortura ficar escrevendo, editando os vídeos e as fotos, especialmente quando estou com fome. Às vezes até paro o que estou fazendo pra comer alguma coisa e não ter o estômago corroído. Tortura! Rs
O que fazer em Madrid em 1 dia: outras atrações
Além dessas atrações do nosso roteiro em Madri, confira outras coisas legais para incluir na sua programação:
- Museu Reina Sofia
- Museu Nacional del Prado
- Estádio do Real Madrid