Neste artigo, explicamos o que é o Me Vacuno do Chile, quem precisa e como fazer passo a passo a validação de vacinas para emitir passe de mobilidade chileno.
+ Leia também: Do Atacama à Patagônia, tudo que já publicamos sobre o Chile
O que é o Me Vacuno?
Me Vacuno é um site criado pelo governo do Chile onde é possível realizar a validação das vacinas tomadas em outros países para gerar um “passe” que permite frequentar alguns estabelecimentos. Quando o país reabriu ao turismo, após o início da Pandemia, o passe era obrigatório para entrar em território chileno. Hoje, somente algumas atrações, como museus, exigem a apresentação do passe.
No entanto, como as regras sempre estão sujeitas a modificações, nós sugerimos emitir o passe, mesmo que você não pretenda visitar as atrações que exijam o “Pase de Mobilidad chileno”.
Quanto tempo antes de viajar ao Chile devo realizar a validação de vacinas?
O governo do Chile anunciou que a partir de Junho/2022, todos os pedidos serão processados em até 48h, e caso não aconteça, será emitido um Passe de Mobilidad temporário com validade de 96h. Mas na dúvida, o ideal é manter uma certa antecedência do seu embarque, para poder fazer novamente, caso algo dê errado.
O passe de mobilidade chileno não é obrigatório para entrar no país, mas pode ser exigido para entrada em algumas atrações, como museus e alguns restaurantes.
+ Dica: Veja como comprar internet para usar no Chile, sem precisar receber chip!
Como emitir o passe de mobilidade do Chile?
Para realizar a validação de vacinas no Chile e emitir o passe de mobilidade (“Pase Digital” ou “Pase de Mobilidad”)”, você precisa realizar 3 etapas. A primeira é Criar uma conta no site MeVacuno. Depois, você precisa Validar sua identificação no site. Por fim, a última etapa é Validar as vacinas brasileiras no site do governo chileno.
Etapa 1: Passo a passo para criar a conta no Me Vacuno
- Acesse o site mevacuno.gov.cl
- Escolha a opção “Correio Eletrônico”
- Clique em “Criar nova conta”
- Informe um e-mail e crie uma senha para acessar o site
Etapa 2: Passo a passo para validar a sua identificação no MeVacuno
- Com seu e-mail e senha criados, vá até seu e-mail e clique no link de validação. Se não encontrar na caixa de entrada, verifique se foi parar no spam.
- Enquanto não for clicado o link no email, você verá a tela abaixo.
- Após validar, recarregue o site ou clique na opção Meu Perfil.
- Se você é brasileiro, escolha a opção de Verificação Manual
- Escolha a opção de documento de acordo com o que você vai usar na sua viagem. No caso de viajar com identidade, escolha a opção “Otro” e informe o número do seu RG, além dos outros dados solicitados.
- Anexe uma foto do seu documento e uma foto sua mostrando seu rosto e o documento que você irá viajar
- Em seguida, escolha a opção “Vou viajar para o Chile e quero validar vacinas do exterior”
- Indique seu telefone de contato e submeta a aplicação. O status da sua validação deverá ficar como “Em avaliação”.
- Aguarde o recebimento da confirmação da identificação por email. Caso não receba, acesse o site Me Vacuno com o email e senha que você criou.
Etapa 3: Passo a passo para validar as vacinas
- Acesse o site MeVacuno.gob.cl e verifique se sua validação de identidade foi realizada. Se tiver tudo certo, serão exibidos seus dados pessoais.
- Clique na opção “Validação” para incluir suas vacinas.
- Clique em “Adicionar vacina” e informe os dados para cada uma das doses recebidas, exatamente igual ao que consta no seu certificado de vacinação
- Depois de adicionar todas as doses, clique em “Adicionar ficheiro” para anexar o comprovante de vacinação. Nós recomendamos anexar o comprovante em Espanhol, arquivo PDF gerado pelo ConecteSUS. Você pode adicionar imagens também.
- Aguarde a validação, que é realizada de forma manual.
- Quando a validação for aprovada, você conseguirá ver suas vacinas em “Minhas Vacinas”
- Basta clicar no botão download para gerar o Passe de Mobilidade do Chile, um arquivo PDF que poderá ser exigido em alguns locais.