Mês de Junho chegou e com ele as tradicionais festas folclóricas que tomam conta do país. Nós, do Inda Vou Lá, separamos aqui 3 destinos para você curtir a temporada junina.
1 – São João de Campina Grande/PB
Na rainha da Borborema, você vai encontrar “O maior São João do Mundo”, um festival organizado pela prefeitura e que recebe cerca de 1 milhão de pessoas durante o mês. Além das quadrilhas, muitos shows (a maioria de forró) acontecem na cidade.
A programação você pode encontrar no site do evento: https://www.facebook.com/maiorsjdomundo/
2 – São João de Caruaru/PE
No estado vizinho, Pernambuco, a cidade de Caruaru também utiliza o slogan de “Maior São João do mundo” e promete festa durante todo o mês de junho. Além das quadrilhas, a programação também é regada a muito forró e comidas gigantes!
A programação você confere no site do evento: https://www.facebook.com/SaoJoaodeCaruaruOficial/
3 – Arraiais de São Luís/MA
Bem diferente do que se encontra no restante do país, o São João do Maranhão não é colorido pelos vestidos de quadrilha. As cores vem das roupas dos bois, índias e vaqueiros, da tradição conhecida como Bumba Meu Boi.
Os grupos que colorem a cidade vêm de diversas cidades do estado. Alguns dos principais são o Boi de Morros, Boi Barrica e sua versão infantil “Barriquinha”, Boi de Axixá e Boi de Maracanã, . Além da dança do Bumba Meu Boi, outras danças típicas fazem parte, como o cacuriá e o tambor de crioula. A dança portuguesa também se faz presente algumas vezes.
São mais de 30 arraiais espalhados pelos bairros da cidade, garantindo programação todas as noites do mês. Os maiores e mais famosos são o da Praça Maria Aragão e do Ceprama, no Centro. Alguns bons arraiais deixaram de existir devido à reclamação da população por causa do barulho e lixo, como o Arraial da Lagoa. Os shoppings da cidade também costumam organizar alguns arraiais, algumas vezes no estacionamento, outras nas praças dentro do shopping mesmo.
A programação está sendo divulgada aos poucos e como não existe uma coordenação central dos arraiais, o lugar mais fácil para encontrar a programação é o site de eventos Kamaleão.
Destino bônus – Parintins/AM
Trouxemos esse quarto destino como um bônus, porque apesar de acontecer em Junho, o Festival do Boi-Bumbá em Parintins só acontece por alguns dias, na última semana do mês. Apesar de ser o único dos festivais que é pago (ingressos a partir de R$250,00 em 2018), quem vai diz que vale muito a pena!
Você pode saber mais sobre como organizar sua viagem para o festival de Parintins nesse site.
E você, curte as festas folclóricas do mês de Junho? Onde gostaria de curtir o São João?