Eu sei, é difícil escolher o que fazer na Turquia num roteiro de apenas 7 dias. O país é grande e cheio de destinos surpreendentes.
No entanto, esse foi o tempo que tivemos disponível e posso dizer que conseguimos visitar os principais locais.
O que fazer na Turquia: principais Experiências
Pra mim, o mais impressionante é a diversidade de paisagens e cultura que conseguem caber dentro de um país só. Tá bem que a Turquia é enorme, mas mesmo assim. Surpreendeu demais!
Destacamos algumas das melhores experiências que você pode ter na Turquia.
- Conhecer as cavernas da Capadócia e voar de balão (ou assistir os balões levantando voo);
- Visitar as ruínas de 2 das 7 maravilhas do mundo antigo;
- Visitar as praias do país;
- Conhecer o país que é dividido em 2 continentes;
- Assistir um show de dança do ventre
O que fazer na Turquia: Roteiro de 7 dias
Fizemos um roteiro de 7 dias pelo país e simplesmente nos apaixonamos! Nosso deslocamento foi todo realizado pelo excelente serviço de ônibus (maior parte noturno, pra economizar na hospedagem e o longo tempo de viagem).
Saiba o que fazer na Turquia e quais as principais cidades para um roteiro de 7 dias!
Istambul – 2 dias
A linda capital, que se divide entre Ásia e Europa. Passamos dois dias na cidade e conseguimos visitar a área de Sultanahmed – Blue Mosque, Aya Sofia, Grand Bazar (mercado), fazer um lindo passeio de barco pelo Estreito de Bósforo (divisa entre Ásia e Europa), passear no Parque Gulhane e assistir a um show típico de dança.
Capadoccia – 1 dia
Tour guiado na parte norte da região da Capadoccia. Visita às famosas cavernas esculpidas dentro de rochas, onde os locais costumavam habitar. O tour de balão eu não fiz, mas acontece cedo (saída por volta de 5 da manhã) e não fica compatível com esse roteiro. Seria necessário dormir na cidade.
Pamukkale – 1 dia
Pra mim, o lugar mais incrível da Turquia (mas no meu grupo, há quem tenha preferido a Capadoccia). O passeio começou em ruínas de uma cidade grega, o que não foi muito agradável porque o dia estava MUITO quente. Piscinas de calcário que formam uma das paisagens mais diferentes e belas que eu já vi. A água morna da região torna o local super agradável. É possível pagar um opcional e tomar banho numa grande piscina de água termal. Muito lindo!
Leia no blog Caminhos me levem um pouco mais sobre O que fazer em Pamukkale
Izimir – 1 dia
Visita a Ephesus, uma cidade grega (ou romana?) inteira descoberta por escavações. Dentre os prédios, a biblioteca de Celsius e um teatro anfiteatro. Visita também ao local onde era localizado o templo de Artemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Infelizmente, hoje há somente uma coluna restante.
Bodrum – 2 dias
Cidade litorânea, no mar mediterrâneo-lindo-de-morrer (esse é o nome completo do mar, não sabiam?), com um estilo muito parecido com as cidades da Grécia (a atual, não a das ruínas).
Bodrum também abriga uma outra maravilha do mundo antigo: o Maosoléu de Halicarnassos. Infelizmente, mais uma vez não resta muita coisa. Fizemos ainda um passeio de barco delicioso, com diversos pontos de parada para banho, inclusive em um ponto de água aquecida, com uma caverna subterrânea pra explorar (pago opcionalmente).
A partir de Bodrum, é possível chegar a algumas ilhas gregas também, mas preferimos aproveitar a cidade que apesar de não ser grande, ainda tinha bastante coisa pra curtir. Ah, a cidade também é famosa pela diversão noturna. Meus amigos que foram curtiram bastante. Eu fiquei no hotel, recuperando a energia pro dia seguinte. =D
Se eu pudesse voltar no tempo e refazer a viagem, só teria planejado melhor o tempo em Istambul, pois cheguei muito perdida e acabei perdendo pontos legais de se visitar. Nas outras cidades, o tempo foi suficiente (só recomendo um dia a mais na Capadoccia se quiser fazer o passeio de balão). Se tiver menos dias, tire as cidades que menos te atraem. Eu tiraria na seguinte ordem: Izimir (Ephesus), Capadoccia (por ser a que mais atrapalha o roteiro, apesar de linda), Bodrum e por último Pamukkale – pra ficar só com Istambul. Mas TODAS valem a visita.
Dicas para montar seu roteiro na Turquia
- Tente comprar a passagem de ida pra uma cidade e a volta por outra, pois as cidades são distantes para ir e retornar. Você vai perder ao menos um dia de passeio se fizer isso.
- Evite viajar no auge do verão, pois as temperaturas na primavera já estão a todo vapor.
- Istambul é super multicultural, mulheres ocidentais sozinhas não são “julgadas”, mas nas cidades menores, rolam uns olharezinhos mais estranhos. Nada demais.
Então é isso! Espero ainda falar mais desse país de comida maravilhosa e um povo fascinante!
10 respostas
Apaixonante. Quero ir agora
Oi Renata, pelo seu post entendi que vc foi pra Turquia na primavera, certo? Qual mês vc foi? Estou pensando em ir final de Maio!
Fui exatamente em Maio! Fui na segunda quinzena.
Alguns lugares já muito quentes
Também quero. De novo. E de novo. E de novo.
Parabéns! Gostei muito do seu blog.
Temos um blog com relatos de viagens também e gostaríamos de convidar para dar uma "viajada" por lá… é Muita Viagem! =)
Muita Viagem – blog com relato de viagens
com certeza uma das viagens mais lindas que fiz !!!
Gostei do seu texto e principalmente das fotos! Estou indo em Agosto, ápice do verão, e tava meio tensa de ter que usar calça jeans o tempo todo! Até tem gente de short, bermuda e coisa e tal! Bom saber!
Imagina! Pode usar short e bermuda sim! Claro, evite abusar especialmente se estiver sozinha e no dia de visitar as mesquitas, se quiser entrar, ombros e joelhos não podem estar a mostra!
Olá, Renata!
Poderia indicar a agência que organizou seu pacote?
Ou vc foi por conta mesmo, mochilando?
Fechei com uma agencia local lá em Istambul. Não tenho mais o contato.