Esta semana, Londres está com uma programação especial em alguns pontos da cidade em memória aos 350 anos do Grande Incêndio de Londres. Um incêndio, que se iniciou no dia 2 de setembro de 1666, não conseguiu ser controlado e devastou frande parte da cidade em 1666. Apesar de todo mundo associar o “The Monument” ao incêndio, quando li as notícias me lembrei do Museu De Londres (Museum of London). Esse não é um museu que normalmente faz parte da rota de grande parte dos turistas, mas foi o que mais gostei. Saiba porque lembrei dele ao ver sobre o incêndio e porque você deve incluí-lo no seu roteiro.
Por que você não pode deixar o Museu de Londres fora do seu roteiro na cidade
1 – É o melhor museu para entender a história da cidade
Londres é linda, com sua mistura entre o antigo e o moderno. O museu é dividido em períodos e conta a história da cidade deste a pré-história. Mergulhar no seu passado é entender porque as coisas são como são.
Embora o Museu Britânico seja o queridinho dos visitantes, é no Museu de Londres que você vai descobrir a história do grande incêndio de 1666 e como ele devastou a cidade. A maquete da cidade que representa como o fogo foi evoluindo me marcou bastante durante a minha visita.
2 – O museu está bem pertinho da mais famosa catedral da cidade
A St. Paul’s cathedral é um dos maiores ícones da cidade de Londres e você provavelmente vai querer visitá-la. O Museu de Londres fica a somente 5 minutos de caminhada, numa região muito importante para a cidade, conhecida como a “The City”, a City of london, onde a cidade começou.
3 – Você pode dar um pulinho num dos maiores centros de Artes da Europa
O Barbican Centre não é um local turístico, é um local frequentado pelos Londrinos. Muitos cursos e apresentações dança, teatro, cinema. Além disso, o prédio em si chega quase a ser uma atração turística. O ambiente é super agradável. O Barbican foi construído num local que foi destruído durante a segunda guerra mundial e é um dos maiores centros culturais da Europa. Confira a programação no site oficial do Barbican Centre. Aproveite para dizer oi para o melhor professor de inglês de Londres, o Alex, que organiza grupos de conversação a baixíssimo custo e de excelente nível nos sofazinhos do subsolo.
4 – É grátis
Quando a gente recebe nosso salário em Reais, vemos ele se transformar em quase nada quando convertemos nas caras Libras Esterlinas. Por isso, nada melhor que encontrar atrações gratuitas em Londres.
A entrada ao Museu de Londres é totalmente gratuita, como vários dos outros museus da cidade. Até existe um tour guiado pelo museu, com duração de 1 hora, que custa 8.50 libras, mas é totalmente opcional. Caso você queira, é necessário agendar.
+ Leia também: As melhores atrações gratuitas em Londres
Como chegar ao Museu de Londres
O museu fica na City of London, bem próximo à catedral St. Paul’s. Você pode chegar caminhando, basta seguir direto na rua que fica atrás da estação de metrô St Paul’s Station. Caso queira ir diretamente até lá de metrô, a estação mais próxima é a Barbican Station.
+ Leia também: Transporte público em Londres, como escolher
O museu fica no meio de uma rotatória, mas a sua entrada ocorre pela calçada mesmo, perto de um grande letreiro “One London Wall”. Você entra, sobe e atravessa uma passarela.
The monument – Erguido no local onde foi iniciado o incêncio
Embora o The Monument tenha sido erguido em memória ao incêndio, para mim, o Museu de Londres tem a melhor explicação sobre os impactos devastadores desse acontecimento na cidade. A maquete e os vídeos me fizeram sair de lá impressionada com as proporções que o incêndio atingiu.
Por isto, se quiser entender melhor a história dessa cidade incrível, não deixe de incluir no seu roteirinho esse museu muitas vezes ignorado.
Ah! Depois da sua visita ao Museu de Londres, aproveite para comer um croissant de queijo com tomate na Prêt-a-manger que tem ali pertinho! <3
Quer saber mais sobre Londres? Veja todas as nossas postagens aqui.
2 respostas
Eu simplesmente AMEI esse museu!!! Ótima dica!
Também amamos, Fernanda!
É uma pena que tanta gente deixe de fora do roteiro.