Os Geysers del Tatio foram as últimas maravilhas que vimos no Atacama. Tanto as agências de turismo quanto os viajantes da blogosfera recomendam que este seja o último passeio que você faça no Atacama. Isso para que você possa se aclimatar, evitando o soroche e aproveitando cada segundo daquele lugar incrível. E olha, vale a pena esperar pra conhecer este campo geotérmico deslumbrante!
O passeio para os Geysers del Tatio começa bem cedo, a van foi nos buscar no hostel por volta das 04h30 da manhã. Ainda estava bem escuro quando nosso carro chegou (obviamente, já que era madrugada) e estava bem escuro quando chegamos lá. E frio, estava muuito frio. Na entrada dos Geysers tem um termômetro e quando chegamos lá, estava marcando -15C.
O interessante de ir tão cedo é pra poder apreciar os Geysers na sua melhor forma: temperatura do ambiente baixíssima e temperatura da água muito elevada. Ao longo do dia a temperatura vai subindo e a ficamos com a impressão de que os Geysers perdem a força.
O campo onde ficam os Geysers é relativamente grande, nós chegamos andamos um pouquinho e depois o nosso guia preparou um café para forrarmos a barriga. Depois ficamos livres para explorar as redondezas sozinhos, mas sempre com MUITO CUIDADO para não nos aproximarmos demais dos poços e sofrer quaisquer tipos de acidentes.
Você tem a opção de levar roupa de banho e tomar banho nas águas termais, aproveitando o calor dentro da água e sentindo o friozinho do lado de fora. A estrutura para trocar de roupa é bem limitada, mas muita gente aproveita. Eu achei a água gelada e preferi não entrar.
Eu e meu marido andamos muito por lá, admirando os Geysers, a altura que eles alcançavam e observando as pessoas por ali.
O passeio tem hora pra acabar, assim que começa a esquentar não conseguimos ver os Geysers com tanta intensidade e os grupos começam a ir embora. Qual foi a minha surpresa ao ver a estrada durante o dia? Um cenário completamente encantador, fiquei muito admirada.
Paramos alguns minutos para visitar um povoado que vive do turismo e eu aproveitei pra tentar fazer amizade com uma Llama adorável. Não gostei muito que o dono a mantinha amarrada para fins comerciais, mas na hora da empolgação eu acabei indo lá tirar uma foto com ela.
Depois do povoado, continuamos seguindo o caminho de volta para San Pedro e fomos deixados de volta no hostel por volta das 14h. Foram horas incríveis de contemplação de um lugar maravilhoso! Super recomendo o passeio.
Dicas para o seu passeio
- Evite consumir álcool e carne vermelha no dia anterior para tentar driblar o mal da altitude;
- Abuse das camadas! O passeio começa num frio danado, mas durante o dia a temperatura sobe bastante;
- Leve uma garrafa de água com você e lembre-se de tomar um gole de vez em quando;
- Se for tomar banho, já vá com a roupa de banho por baixo;
Eu amei conhecer os Geysers del Tatio e tenho certeza que você também vai adorar. Tem alguma dica ou pergunta pra fazer pra gente? Deixa aqui nos comentários!