Lorde Shiva, um dos deuses do Hinduísmo, me ofereceu muito mais do que o pó colorido que utilizamos para brincar no Holi Festival. Ele me trouxe amizades que duram desde minha primeira passagem pela Índia em 2018.
Acordo no meu quarto de hotel com gritos de “Happy Holiiiii” vindos do pátio onde era servido o café da manhã. Levanto, espio pela cortina e observo os indianos, em sua maioria vestidos de branco para esse dia especial, já todos pintados como um caleidoscópio humano.
Bem-vindos ao Holi Festival, o festival das cores, da alegria, da vitória do bem contra o mal e o início da primavera.
Jaipur é uma cidade grande, caótica e barulhenta como qualquer outra cidade indiana desse porte. Parece uma cidade que nunca dorme, intensa e frenética. Mas nesse importante feriado nacional da Índia, a cidade finalmente respira aliviada. Paz!
Pouquíssimos eram os carros e pessoas nas ruas. O silêncio beira quase que absoluto, excluindo-se os brincantes que gritavam Happy Holi para cada pessoa que cruzava pela rua.
Minha primeira parada foi em frente ao famoso Palácio das Janelas, Hawa Mahal, onde marquei de encontrar com Elaine Villatoro, do Live More Travel More, e Marcela Moreira, que até então a gente se conhecia apenas pelos grupos de WhatsApp.
Entre apresentações e conversas com as novas amigas, mais indianos passavam por nós desejando um Happy Holi e arremesando pó em nosso cabelo, rosto e roupas. Eu já havia amanhecido de forma leve e aberta. Sabia que até meu coração e pulmões estariam coloridos nesse dia, provavelmente literalmente.
Segui em busca de algum lugar a mais para comemorar esse dia. Foi então que um indiano disse que perto do Hotel Radisson tinha um festival com música oferecido pelo governo.
Descemos do tuk tuk no portão de entrada onde já fomos recebidos por uma banda tocando músicas que elevavam seu nível de euforia.
A banda tocava, as pessoas dançavam, os artistas pintavam. Com a bandeira do Brasil nas costas recebia um toque no ombro e me perguntando: “Brasileiros?” Siiiim! Respondia com energia e sorriso no rosto. Aqui eu conhecia Roberto, Eveline e Saboia! Três cearenses que Ganesha, outro deus hinduísta, colocou em meu caminho. Três pessoas que já tive oportunidade de encontrar outras vezes e uma delas o qual virei sócio da nossa agência de turismo.
Ufa! Hoje foi um dia daqueles que dizemos que foi muito melhor do que eu podia imaginar! Festival, amigos, cores, histórias. Para completar ainda esse momento icônico, encontramos outros brasileiros que convidaram a gente para fazer um vídeo para Serginho Groismam. E num é que alguns dias depois as pessoas me mandavam mensagen dizendo que tinham me visto no programa Altas Horas? Hahaha
Conta pra gente. Você já teve e manteve alguns amigos durantes suas viagens?!
Abraço do Panda e até algum lugar do mundo. =)
Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2022!