Imigração no Egito. Muito provavelmente você já tenha escutado relato de alguém conhecido que não teve uma boa experiência no Egito. Ou passou sufoco na imigração ou passou sufoco em algum passeio ou transfer. Será que é tão perigoso assim? Como é a imigração no Egito?
A porta principal de entrada no país, é a capital Cairo. Entretanto, outras cidades também recebem voos internacionais, inclusive de companhias low cost, como as cidades de Alexandria, Luxor, Hurghada e Sharm el Sheikh.
Imigração no Cairo
Passei pelo processo de imigração por três vezes e apenas pela cidade do Cairo. As duas primeiras vezes sem nenhuma contratação prévia de guia.
Logo que você sai da aeronave, você já observa algo diferente e curioso. Muitos guias já estão ali pertinho com plaquinhas esperando os seus turistas para auxiliar em todo o processo de imigração: auxiliando no pagamento do visto, na entrevista, para pegar as malas, e te levando até o seu hotel. Todo o processo de imigração aqui dura em média uns trinta minutos.
Para mim, esse é um dos investimentos mais bem pagos para essa viagem.
Consigo passar pela imigração no Cairo sem auxílio de Guia?
Porém, todo esse processo pode ser feito sozinho, sim. Entretanto, pode ser que esse processo dure entre uma e duas horas.
Na minha segunda vez pelo Egito, eu fiz o processo sozinho. Fiquei quase 30 minutos em pé esperando o policial terminar suas vias burocráticas e entrevistar vários outros turistas, inclusives brasileiros.
Depois nossas bagagens foram levadas para o raio-x e, simplesmente, a mala foi totalmente revirada na nossa frente. Até a pasta de dente foi aberta e inspecionada. Por último, uma policial levou Renata numa salinha particular. Ela pediu para que Renata abaixasse as calças, ficando só de calcinha, e que agachasse duas vezes para verificar se não estávamos levando alguma droga escondida.
Enfim, seguimos todos os procedimento e enfim fomos liberados.
Quanto custa o visto do Egito?
Atualmente, em 2022, o visto é no valor de 25 dólares por pessoa e por entrada no país.
Você compra o visto (que é uma adesivo) na casa de câmbio e leva ao posto de imigração. Eles vão colar e carimbar o seu visto.
ALERTA 01: O pagamento é feio único e exclusivamente em papel moeda.
ALERTA 02: Ouvi relatos de que o turista deu uma nota de 100 dólares por um visto e recebeu 25 dólares de troco. O caixa então disse que recebeu 50 dólares e que o troco está correto. Aqui, não tem muita o que fazer. Só ficar mais esperto numa próxima vez.
Principais perguntas feitas pela imigração no Egito?
As principais perguntas feitas pela imigração do Egito são:
- Qual sua profissão?
- Quanto tempo você vai ficar?
- Qual seu roteiro?
São perguntas bem básicas e rápidas. Quando você está com guia, provavelmente as perguntas serão essas.
Egito é perigoso?
Muita gente tem medo do Egito. Mas, sinceramente, tenho mais medo do Brasil do que do Egito. Já fui 3x para o Egito e acho que o maior perrengue que passei foi esse da imigração que também não é “perigoso”. Ele te deixa apreensivo, mas não corre perigo.
Conta pra gente. Qual foi seu maior perrengue no Egito? Como foi sua imigração por lá?
Um abraço do Panda e simbora para o Egito dançar é o tchan!? AAAALI babáaaa!!!
Leia também:
– Golpes no Egito: Como Evita-los
– Onde ficar no Cairo com vistas para as Pirâmides
– Onde ficar próximo ao aeroporto do Cairo
– Roteiro de 7 e 10 dias pelo Egito
Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2022!
2 respostas
José, obrigado por compartilhar a experiencia. Existe alguma forma de contratar esse guia aqui no Brasil?
Oi Alessandro! Sei que tem no Get Your Guide (https://www.getyourguide.com.br/cairo-l92/aeroporto-do-cairo-conheca-e-ajude-e-transferencia-privada-t308833/?partner_id=WAXMDIU¤cy=USD).
Aproveite, o Egito é incrível! 😉