Um dos passeios mais requisitados pelos turistas que visitam a América do Norte, especialmente Toronto no Canadá, é conhecer as famosas Niagara Falls.
Por isso, neste artigo vamos explicar sobre as cataratas do Niagara, o que fazer na região e dicas de como ir de Toronto para Niagara Falls e até mesmo de Nova York!
Então, se você deseja saber quais são os melhores caminhos para conhecer Niagara Falls, bem como, ter informações sobre outras atrações, confira todas as nossas dicas!
+ Leia também: Wise, a forma mais barata de fazer câmbio em 2023
Por que visitar Niagara Falls?
As cataratas do Niagara chamam atenção ao redor do mundo. Embora não sejam tão grandes quanto as cataratas de Foz do Iguaçu (é inevitávell comparar, eu sei), são o maior conjunto de cachoeiras da América do Norte. O volume médio é de cerca 2,8 milhões de litros de água fluindo por segundo. Ou seja, daria para encher quase 90 piscinas olímpicas por minuto!
Além disso, as cidades que abrigam as Niagara Falls – lado canadende e lado americano – ainda oferecem excelente infraestrutura turística, com grandes hotéis, uma grande variedade de lojas e restaurantes, além de atrações divertidas a cada esquina.
Não é à toa que milhões de visitantes comparecem para apreciar essa preciosidade da natureza todos os anos.
Onde fica Niagara Falls?
Como dissemos, as Cataratas do Niágara são três grandiosas cachoeiras do Rio Niagara, entre os lagos Erie e Ontário. Esse rio marca a divisão física entre Estados Unidos e Canadá, nesse pequeno trecho entre os estados de Ontário (CA) e Nova York (EUA).
A Rainbow Bridge é uma ponte que liga os dois países, e pode ser atravessada de carro ou a pé. Na época em que pesquisamos, não havia nenhuma linha de transporte coletivo que fizesse a travessia entre os dois países.
Desde de Niágara Falls até Toronto são cerca de 130 km e até a cidade de Nova York, nos Estados Unidos, são aproximadamente 650km. É chão, hein?
Como conhecer as Cataratas do Niagara
As Cataratas do Niágara ou Niagara Falls, na língua inglesa, se referem a um conjunto de três grandes cachoeiras, que caem no Rio Niagara. A região onde fica as cachoeiras fica bem na divisa entre Canadá e Estados Unidos, podendo ser visitada por qualquer um dos lados.
Inclusive, uma curiosidade sobre a região é que tanto no lado canadense como no lado americano, as cidades levam o nome de “Niagara Falls”: Niagara Falls, Ontario, no Canadá e Niagara Falls, New York, nos Estados Unidos.
As cascatas em si são três, sendo duas no lado americano e a outra no lado canadense:
- Horseshoe, “ferradura de cavalo” devido a seu formato, a única que pertence ao território do Canadá;
- American Falls ou Cataratas Americanas; e
- Bridal Veil ou “Véu de Noiva”.
Independente do lado que você esteja você consegue ver as três, mas, claro, as vistas são diferentes e as atrações mudam um pouco também.
Algo legal é que, nos dois lados, o acesso às cataratas de Niagara Falls é completamente gratuito. Você paga apenas se quiser fazer algum passeio de barco ou acessar algumas áreas de “bastidores”.
Veja aqui os passeios disponíveis em Niagara Falls.
Mas, agora, que tal conhecermos incríveis opções de lazer em Niagara Falls?
Niagara Falls: Visitando o lado canadense
Se você está vindo desde Toronto a Niagara Falls, seja em um bate-volta ou não, você vai chegar no lado canadense.
Caso esteja vindo pelos Estados Unidos e queira visitar o lado canadense, você vai precisar atravessar a fronteira usando a “Rainbow Bridge” ou “Ponte do Arco Íris”. Este percurso pode ser feito a pé, mas lembre-se que para cruzar a fronteira é necessário possuir o visto do país no qual vai entrar e, claro, estar com o passaporte em mãos, ok?
+ Leia também: Como tirar o visto canadense eTA, tendo o visto americano em mãos
O que fazer nas cataratas do Niagara no lado canadense
A facilidade de chegar a partir de Toronto nas cataratas, acaba tornando esse passeio um tanto requisitado. A cidade de Niagara no Canadá é bem movimentada e possui vários atrativos. Confira os melhores passeios.
Caminhar pela beirada do rio Niágara, para apreciar diferentes vistas das três cachoeiras
Esse passeio 100% gratuito para ver as cataratas foi algo que fizemos bastante, pois há diversos mirantes ao longo desse trecho canadense. Em cada lugar, cada ângulo, a vista vai mudando completamente. Então vale muito a pena passar um tempo por ali.
Além disso, há muitos jardins espalhados por cerca de 2 km dessa região beira rio, que ficam muito bonitos, especialmente em épocas floridas. Eu fui no comecinho de maio e estava lindo, cheio de tulipas e cerejeiras floridas, flores que estão nas minhas favoritas. Eu parecia uma criança no parquinho!
Andar de funicular, um trenzinho panorâmico com vista para as cataratas
O “Falls Incline Railway” é um funicular, ou seja, uma espécie de trenzinho inclinado que serve como transporte entre a parte alta da cidade até a beira do Rio Niágara, que fica mais baixa. Pela bela vista das cataratas, acaba sendo uma boa opção de passeio também.
O trajeto é curto, dura um pouquinho mais de 1 minuto, e cada viagem custa CAD $3.10 , mas você também pode comprar um passe diário com viagens ilimitadas por $7.08CAD. O passe diário pode valer a pena se você vai se hospedar na cidade, assim pode visitar de dia e a noite.
Passeio Behind the Falls
Nesse passeio exclusivo do lado canadense das cataratas, você acessa uma área restrita, indo muito perto da cachoeira Horseshoe. É necessário descer uma grande escadaria e caminhar por um túnel, mas quem vai garante que é possível sentir a vibração da força da água ainda antes de chegar. Os ingressos para essa experiência custam CAD $16.00.
Passeio de barco
É possível fazer passeio de barco nas cataratas do Niágara saindo do lado canadense e também do lado americano. No lado do Canadá, esse passeio de barco é conhecido como Niagara City Cruises.
O passeio vai até bem perto das quedas d’águas, o que deve ser algo impressionante. Por ser um passeio em que as pessoas se molham bastante, todo mundo recebe uma capa de chuva para se proteger um pouco.
Interessante que a cor da capa depende do lado que você embarca: quem embarca do lado americano, ganha uma capa azul. Quem faz o passeio do lado canadense, recebe uma capa vermelha. Quem vê do alto, observa aquele colorido de barquinhos que parecem pintados de vermelho ou azul.
Então, você vai encarar essa aventura de quase ficar embaixo da gigantesca queda d’água?
Torre Skylon
A Torre Skylon, também localizada no lado canadense, permite vistas panorâmicas das Cataratas. Lá do topo, você pode avistar os rios, a cidade e claro, as Cataratas do Niagara. Os elevadores vão do térreo até o topo em menos de 1 minuto. Além disso, durante a noite, a Torre é Iluminada e oferece opões de lojas e restaurantes.
Passear na Clifton Hill e arredores
Uma região com diversos restaurantes, roda gigante, museus, brinquedos e muita diversão.
Niagara Falls, Nova York: Visitando o lado americano
Vamos trabalhar as expectativas: embora as cachoeiras fiquem localizadas no estado americano de Nova York, não é tão pertinho da grande cidade de mesmo nome. São 650 km de Nova York City até as cataratas do Niagara. (Mais abaixo eu conto como eu fiz esse trajeto).
Se você quiser visitar o lado americano, mas estiver saindo do Canadá, vai precisar atravessar a Rainbow Bridge e fazer a imigração americana. Portanto, mais uma vez, visto americano e passaporte são necessários.
É possível – e totalmente viável – cruzar a Rainbow Bridge entre Estados Unidos e Canadá a pé. Inclusive, eu fiz esse trajeto (conto mais abaixo).
O que fazer nas cataratas do Niagara no lado americano
Como eu iria seguir viagem para Nova York, cruzei a ponte e cheguei nas cataratas com mala e tudo. Isso dificultou um pouco explorar as cataratas do lado americano.
Ainda assim, deu pra ter uma noção dos principais pontos e atrações do lado americano.
Parque Estadual Niagara Falls
Esta área das cataratas é um tomada por um Parque Estadual, que se espalha na beira do rio Niágara no lado americano. É possível passear bastante por ali, para ver ter diferentes vistas das cachoeiras. Algo que eu gostaria de ter feito e não consegui era caminhar até “Three Sisters Islands”, um conjunto de 3 ilhas.
Mais uma vez, não se paga nada para ver essa área do parque, mas existem algumas atrações pagas, como a Cave of the Winds (Caverna dos Ventos), onde se chega bem perto da queda Véu de Noiva, indo por trás da mesma.
Passeio de barco – Maid of the Myst;
Traduzindo o nome da embarcação, temos Donzela da Neblina, que navega pelo Rio Niagara e te deixa de cara com as Cataratas.
A ideia original era um meio de transporte mais rápido entre os lados canadense e americano, muito antes de existir a ponte entre os dois países. Mas o trajeto acabou ganhando destaque turístico.
Para participar dessa atração, é necessário comprar ingresso, que custa US$18. Mais uma vez, ao entrar na embarcação, os tripulantes recebem uma capa para não se molhar tanto.
O percurso dura aproximadamente 30 minutos, indo até a Rainbow bridge e voltando ao ponto de embarque.
Então, escolha o seu lado favorito e divirta-se pelas Cataratas do Niagara!
Quando ir para Niagara Falls?
Acredite se quiser, Niagara Falls é um destino para o ano inteiro! Claro que ninguém espera visitar cachoeiras no inverno, mas os passeios são muito mais contemplativos, já que o banho e mergulho não são nem autorizados. Então, dá sim para visitar a região em qualquer uma das quatro estações do ano.
Durante o verão, especialmente nos meses de julho e agosto, o local fica bastante movimentado. É a época das férias escolares e a alta temporada canadense.
Já na primavera – nos meses de abril a junho – e no outono – nos meses de setembro a novembro – são bons períodos para visitação, pois o frio é aceitável, o que pode ser mais agradável para curtir a região. Eu visitei em maio foi e ainda que o frio ainda não tivesse ido embora, a primavera já queria dar as caras e os jardins estavam repletos de flores, um espetáculo!
No inverno – meses de dezembro a março – os termômetros facilmente ficam abaixo de zero. Apesar de ser bem frio, a paisagem bastante diferente. Boa parte dos arredores fica congelada, embora só exista registro de que as cataratas só tenham congelado por completo vez, por 30 horas em 1848. Em 2022, chegou a ter um grande congelamento parcial, um dos maiores. Mas atualmente, fala-se que não há chances das cataratas do niágara congelarem totalmente, devido ao volume de águas.
Como ir de Toronto para Niagara Falls?
E afinal, como ir de Toronto para Niagara Falls?
A distância de Toronto até Niagara Falls não é grande, são aproximadamente 130km. Como as estradas são boas e bem-sinalizadas, o trajeto é percorrido com tranquilidade. São cerca de 1h30 de carro, 2h de trem e 2h30 de ônibus.
Com essa distância um bate-volta de Toronto a Niágara é totalmente possível!
#1: Alugue um carro e vá por conta própria
Existem vários trajetos possíveis para ir de Toronto até Niagara, porém a mais comum é saindo do centro de Toronto pela Gardiner Expressway e depois seguindo pela Queensway.
O percurso pode ser concluído em mais ou menos 1h30, mas claro que tudo depende do fluxo de carros e do trânsito local, por isso, evite sair nos horários de pico!
Neste sentido, para saber qual a melhor rota no dia que você estiver visitando, nossa sugestão é que você utilize o Google Maps.
#2: Ônibus
Outra opção de como ir de Toronto para Niagara Falls é de ônibus, cujos trajetos põem ser concluídos em 1h50 e são bem acessíveis, com preços que podem variar de $12 a $65 por trecho.
As principais empresas de ônibus que fazem esse trajeto são:
- Flixbus, foi a empresa que eu usei. Em maio/2022 paguei 25 CAD. A empresa tem ônibus com saída a partir de 8h00 da manhã e retorno 7h15, o que dá tempo suficiente para um passeio bate-volta.
- Megabus, com horários a partir de 8h45 e último retorno 07h45 da noite.
- Grey Hound, uma empresa local, não conheço os serviços, mas também faz o trajeto.
#3: Trem
Você ainda tem como alternativa, pegar um trem, que te leva de Toronto até Niagara Falls por um valor que varia de $18 a $90, chegando ao destino em até 2h. Consulte valores e horários no site da ViaRail Canadá. Os horários são restritos, quando consultei havia apenas um horário em cada sentido. Ainda assim, são viáveis para um bate-volta.
#4: Voos
Por fim, saiba que não existem voos que saem de Toronto até Niagara. Há um aeroporto na cidade de Buffalo (EUA), porém ele não é internacional. Portanto, se quiser ir de Toronto até lá, terá que fazer conexão.
Se você quer ir do Aeroporto de Toronto até as cataratas de Niagara, você pode contratar um transfer.
#5 – Tour para Niagara Falls saindo de Toronto
Fazer uma excursão também pode ser uma ótima opção para ir de Toronto para Niagara Falls. Nesta opção, você tem o acompanhamento de um guia, que vão te mostrar direto os melhores pontos.Essa opção oferece praticidade e facilidade de acesso.
Nós não fizemso com tour, pois preferimos dormir na cidade, mas se você não tem muito tempo, uma boa opção é escolher um tour bem avaliado no Get Your Guide ou Civitais, que nós já utilizamos para outros passeios pelo mundo.
- Passeios bate volta de Toronto para Niagara Falls na Get Your Guide
- Passeios bate volta de Toronto para Niagara Falls na Civitatis (pagamento em Reais)
Como ir de Nova York para Niagara Falls?
Embora não seja um trajeto curto (650km), é possível ir de Nova York para Niagara Falls também. Eu fiz o trajeto inverso, indo desde o lado canadense das cataratas até chegar na cidade de Nova York, misturando ônibus e avião.
No meu caso, em resumo, fiz:
1 – Pegamos um uber do nosso hotel em Niagara, Canadá, até a entrada da ponte Rainbow Bridge;
2 – Cruzamos os 450m da ponte a pé, em cerca de 15 minutos parando para fotos (pagamos 1 dólar de pedágio);
3 – Passamos pela imigração americana tranquilamente. O oficial perguntou apenas para onde iríamos e se tínhamos chegado de avião nos Estados Unidos. Não levou nem um minuto e já estávamos em solo americano. Ah! Não tinha fila também, mal entramos e já fomos chamados pelo oficial que ficava bem em frente à porta.
4 – Ficamos um tempo rodando pelo Niagara Park, lado americano, vendo as cataratas de outros ângulos. Não andamos toda a área porque estávamos com as malas.
5- Pegamos um ônibus de Niagará, NY, até a cidade de Buffalo, também no estado de NY. Custou 2 dólares.
6 – Dormimos em Buffalo e pegamos um voo até a cidade de Nova York, pagando apenas 3 mil milhas azul + 45 reais por pessoa. Daria para fazer esse trecho de ônibus em 8 horas de viagem. Pelo preço que pagamos no voo, nem cogitamos.
Curiosidades sobre Niagara Falls
- Desde 1850, mais de 5 mil pessoas já perderam a vida ao cair nas cataratas, seja intencionalmente ou acidentalmente.
- A primeira pessoa a conseguir o feito de descer as cataratas foi uma mulher, a professora Annie Edson Taylor, em 1901. Ela desceu em um barril.
- Desde a morte de um dublê, em 1951, se tornou ilegal tentar descer as cataratas. A multa é de 25.000 dólares.
- Antes de ser oficialmente proibido, pelo menos 17 pessoas tentaram vencer a fúria das correntezas e descer as cataratas. Somente 11 tiveram êxito, 6 morreram.
- Inspirado nas histórias de pessoas que descem as cataratas, há um episódio do desenho Pica Pau que envolve diversas descidas da correntezas dentro de um barril. No desenho também aparecem cenas que lembram o passeio Cave of the Winds.
Vale a pena visitar Niagara Falls?
Mas é claro que sim! As cataratas do Niágara ficam pertinho de Toronto e são muito bonitas. Por isso, não importa se será um simples bate-volta ou se você terá a oportunidade de dormir na cidade (o que nós recomendamos sim!).
Sim, sabemos que as cataratas do Niágara são menores que as Cataratas de Iguaçu, na divisa do Brasil com a Argentina, onde estão catalogadas 275 quedas d’água. Por isso, nem vale a pena comparar em tamanho. No entanto, a cor do Rio Niágara faz a diferença e a experiência do complexo norte americano é muito bacana também.
Por isso, independente da sua escolha de como ir para Niagara Falls, seja de Toronto ou de Nova York, esse é um passeio que vale muito a pena.
Nosso chip de viagem internacional: Airalo
Nosso seguro viagem: Real Seguros
Nosso cartão internacional: Wise (dólar mais barato)
Nossos passeios: Get your Guide
Nosso carro: Rentalcars
Nosso busão: viajamos de Flixbus quando necessário
2 respostas
Bom dia, chegarei em Nigara Falls vindo de carro de New York, consigo fazer esse passeio a pé apenas com o ETA ou preciso de visto canadense?
Oi Sergio. Na época que visitamos Niagara, fomos de avião dos EUA para o Canadá com o ETA e voltamos aos EUA atravessando a ponte.
Pelo que li na época, o ETA era apenas para entrada via aérea. Não se te dizer se terrestre seria possível.