Para quem viaja por conta própria há algum tempo, reservar hotel na internet não é nenhum mistério. Mas algumas pessoas são iniciantes nesse “ramo” e por isso vira e mexe alguém me pergunta: Booking.com é confiável? Vale a pena reservar o hotel na internet? E se eu quiser mudar os planos ou achar um lugar mais barato? Por isso, preparamos esse guia completo para te ensinar a fazer uma reserva com segurança e minimizar as chances de se decepcionar com seu hotel!
Por que reservar hotel na internet?
Existem inúmeras maneiras de se planejar uma viagem. Utilizar a internet é somente uma delas. E é a nossa preferida. Nós inclusive preparamos um Guia de Planejamento de Viagem, onde além da hospedagem, também contamos como não deixar nenhum detalhe de fora. Praticamente toda a viagem é planejada com ajuda da internet. O guia é absolutamente grátis e você pode recebê-lo informando seu email abaixo.
A grande vantagem de se reservar hotel na internet nos dias atuais é a variedade de ofertas disponíveis. Você consegue facilmente encontrar hotéis em qualquer cidade turística do planeta. Além disso, os grandes sites de hospedagem divulgam as ofertas também em português – o que pode ser essencial para quem não domina outro idioma. É definitivamente a forma mais simples de se ter um catálogo dos principais hotéis de um local.
E as agências de viagem?
Por outro lado, em uma agência de viagem física, estão disponíveis para venda somente os hotéis com os quais a agência tem convênio. Normalmente, os hotéis passam por um filtro, então você não se preocupa tanto com a qualidade do hotel. Você também tem a vantagem de ter a agência para lidar com qualquer problema com a hospedagem – podendo inclusive te realocar para outro hotel caso dê alguma zica. Entretanto, você acaba ficando refém da agência para qualquer alteração – com isso pode acabar ficando refém do horário de funcionamento da agência para contactá-los e resolver qualquer problema. Os preços através da agência podem ou não ser mais caros. Isso varia muito!
Como é feito o pagamento ao reservar na internet?
Uma coisa que preocupa muita gente na hora de reservar um hotel na internet é a segurança do pagamento e como realizá-lo. Essa é uma preocupação importante, é preciso ter muito cuidado com compras pela internet. Por isso, mais abaixo recomendamos duas empresas confiáveis que oferecem hotéis em todo o mundo e que nós já usamos muitas vezes.
Existem duas formas principais de se efetuar o pagamento de uma reserva pela internet. A mais simples é efetuar o pagamento através de um cartão de crédito. Nesses casos, se for uma viagem internacional pode ser que você precise de um cartão internacional – o que também acarreta no pagamento de taxa IOF.
Outra forma é fazer o pagamento diretamente ao hotel, durante sua estadia. Alguns exigem pagamento completo no check in, outros flexibilizam o momento do pagamento. Observe que mesmo no caso do pagamento ser feito diretamente ao hotel durante a estadia, o hotel pode exigir um cartão de crédito para a reserva. Além dessas duas alternativas, alguns hotéis ainda aceitam transferência bancária.
Sites que usamos e recomendamos para reservar hotel na internet
Existem vários sites de hospedagem pela internet, mas nós conseguimos resolver todo nosso problema de viajante utilizando dois dos principais: O Booking.com e o Hoteis.com. 😉
Booking.com
OBooking.com foi o primeiro site que usei para reservar hotel na internet. Conheci em 2012 e usei exclusivamente ele por cerca de 5 anos. Me identifiquei muito com o Booking desde o começo, pois gosto de fazer planos flexíveis. Gosto também de reservar logo um hotel “para garantir” e depois cancelar se encontrar outro melhor ou surgir alguma promoção.
Embora essa opção existisse em outros buscadores que eu usava antes do Booking, era sempre através de reembolso (ou extorno no cartão de crédito), o que levava tempo até reaver o dinheiro. E nem sempre a gente pode pagar por duas hospedagens e só depois receber o reembolso de uma, né?
Com o Booking o cancelamento é simples porque a maior parte dos hotéis só vai cobrar durante a sua estadia ou quando estiver bem próximo da sua hospedagem. Então, nada chega a ser debitado e fica mais fácil fazer as modificações.
Por outro lado, conheço algumas pessoas que não gostam do Booking por duas razões. A primeira é que, embora existam sim hotéis que te permita pagar antecipado, isso não chega a ser uma escolha. É o hotel que decide a política de pagamento. E algumas pessoas preferem embarcar já com tudo pago, para não ter tantas contas a pagar no retorno da viagem . O outro motivo é que o pagamento é sempre em parcela única e a cobrança é na moeda do destino – ou seja, exige ter cartão internacional e tem incidência de IOF.
Hoteis.com
Resolvi experimentar o Hoteis.com em janeiro desse ano, porque recebi uma excelente oferta do hotel que eu ia fechar no Booking e saiu bem mais barato. Como eu já tinha lido bons comentários a respeito, não exitei em fechar. Acabei usando o Hoteis.com em praticamente toda minha viagem na Nova Zelândia, pois lá eles foram imbatíveis. Sempre o melhor preço.
Além disso, uma coisa bem legal do Hoteis.com é que eles tem um programa de fidelidade e a cada 10 diárias você ganha 1 no valor médio das anteriores. Isso é muito legal para quem faz muitas viagens. Noites grátis são tudo de bom. Uma outra coisa que o Hoteis.com tem de excelente é a possibilidade de escolher entre pagar na reserva ou no check in, na maioria dos casos. Caso o pagamento seja antecipado, o valor é cobrado em reais e ainda é possível parcelar.
A única desvantagem do hoteis.com é que eles não mostram o valor da diária já com todas as taxas e às vezes fica bem mais caro na hora de fechar. Isso acontece especialmente se estiver reservando um quarto para três pessoas, pois a terceira pessoa muitas vezes entra como “extra”. Sempre compare os valores finais na hora de comparar Hoteis.com e Booking.com.
Agoda
O Hoteis.comAgoda tem ótimos preços, especialmente na Ásia e é muito confiável também. Vale a pena conferir, se estiver indo para o sudeste Asiático por exemplo. Costumam ser imbatíveis por lá.
Expedia
O Expedia faz parte do mesmo grupo empresarial que o Hoteis.com e por isso praticam basicamente o mesmo preço – exceto quando alguma está em promoção e a outra não.
Efetuando a reserva de hotel na internet
Se você é daqueles que gosta de pechinchar, pode tentar ligar para o hotel escolhido e tentar algum desconto. Às vezes dá certo. No entanto, eu sempre prefiro manter minhas reservas dentro da plataforma Booking, pois acho mais confiável ter uma empresa responsável que possa me realocar caso algo saia errado.
Leia as letrinhas miúdas antes de fechar! Confirme como e quando será efetuado o pagamento, se você deverá estar com dinheiro para efetuar pagamento no check in, se aceitam cartão de crédito, etc. Informe ao hotel alguma previsão de chegada, caso você já tenha. Em alguns lugares, se você informar o horário, alguém pode te recepcionar no seu ponto de chegada e te ajudar com as malas. Isso acontece, por exemplo, nas ilhas da Tailândia onde os hóteis recepcionam os hóspedes no pier.
5 maiores dúvidas ao reservar hotéis na internet
#1 – Os sites Booking.com e Hoteis.com são confiáveis?
Sim. Nós já reservamos várias hospedagens com as duas empresas e sempre deu tudo certo. O que pode acontecer é você se decepcionar com o hotel. Muitos parecem bem melhores pelas fotos.
Para não dizer que foi tudo 100% perfeito, tive um contratempo com um hotel no Chile que reservei pelo Booking. Na hora de pagar, o hotel não aceitou meu pagamento em dólar (como estava previsto) – e com isso tive que pagar a taxa de IVA, que eu deveria ser isenta. Paguei em pesos chilenos e fiz a denúncia no Booking, além de avaliar o hotel negativamente.
Com relação ao hoteis.com, a única ressalva que faço é que às vezes, no hotel, eles identificam a reserva como vinda da Expedia. Mas sua reserva vai estar lá direitinho!
#2 – Por que esses sites pedem cartão de crédito se vou pagar no local?
O cartão de crédito é uma garantia da sua reserva. Se por acaso você não comparecer, o hotel irá descontar uma diária, como multa pelo não comparecimento. Além disso, se você danificar algo no hotel, eles podem descontar no seu cartão. Mas não se preocupe, se na reserva diz “Pague na acomodação”, nada será cobrado antes!
#3 – Como funciona o cancelamento gratuito? Não pago nada mesmo?
O cancelamento gratuito é muito simples, desde que ele esteja previsto na sua reserva e você faça o cancelamento dentro do prazo previsto. Se a hospedagem seria paga somente na acomodação, nada será debitado do seu cartão de crédito. Apenas verifique se você recebeu a confirmação de cancelamento no seu email.
No entanto, se você já pagou a reserva antecipadamente, você irá receber um estorno do valor no seu cartão de crédito. Nesse caso, se a compra tiver sido efetuada em moeda estrangeira (como acontece no Booking), você não recebe de volta a taxa de IOF.
#4 – Posso modificar minha reserva?
Em geral, você consegue alterar a reserva sempre que ela é reembolsável. Geralmente, é possível alterar as datas, aumentar ou diminuir a quantidade de dias e quartos, sem nenhum custo, até a data limite de cancelamento. Caso você queira fazer uma alteração depois dessa data, precisará contactar o hotel.
Uma vez eu precisei antecipar a diária em um dia e o hotel permitiu que eu cancelasse sem custo para fazer uma nova, mesmo já tendo ultrapassado a data limite.
#5 – Com quanta antecedência reservar? E se eu encontrar mais barato em outro lugar?
Eu sempre reservo as hospedagens com a maior antecedência possível. Decidi o roteiro, vou lá e reservo. Quanto antes, mais opções temos e com isso conseguimos melhores preços, melhor localização. Às vezes, até a vista do quarto conseguimos escolher.
A parte boa é que se você pegar o cancelamento gratuito e encontrar algo melhor, pode cancelar sem problemas e fazer uma nova reserva. Além disso, algo que muita gente não sabe é que o Booking e o Hoteis.com tem garantia de preço: se você encontrar o mesmo hotel mais barato, eles cobrem a oferta! Ou seja, você só tem a ganhar reservando o quanto antes!
Agora conta pra gente, qual o site que você prefere na hora de fazer suas reservas pela internet?
22 respostas
Excelente dicas para quem está começando a usar a internet para reservar seu hotel.
Verdade, Christian! Um abraço
Esse negócio do IVA aqui no Chile é complicado… nem todo lugar aceita dolares e, pagando em peso chileno o IVA vem incluido de todas as maneiras… =/
Mas enfim, eu sempre usei o Booking e assino embaixo, é uma excelente plataforma!
Pois é, Camila. Fiquei chateada porque na reserva dizia uma coisa (que funcionou em todos os outros hoteis) e quando chegou lá, o estabelecimento se recusou a aceitar em dólares. E pelo preço deles com o IVA eu tinha conseguido hoteis bem melhores. Enfim, acontecimento isolado. Nem por isso que o Booking deixa de ser uma excelente ferramenta.
Ótimas dicas, sempre que se vai realizar uma reserva pela internet, pintam essas dúvidas, e você ajudou a esclarecer algumas. Parabéns!
Obrigada, Francisco! Boas viagens!
Ótimas dicas para quem não tem experiência, ou confiança, em reservar hotéis pela internet. Eu nem me lembro mais da época em que tinha coragem de viajar sem reservar antes, tuuudo pela internet. Sempre uso o Booking.com e, de tanto usar, virei “Genius” e consigo descontos ainda melhores! Parabéns pela iniciativa de fazer um post tão básico pra nós, mas essencial para outros que ainda não têm o costume.
Também virei Genius, Pollyane! Muito bom esse descontinho extra, né? E eu comparo sempre com a conta do marido que não é e sai mais barato mesmo na maioria das vezes!
Olá Renata… que guia mais completo hein?! Tenho certeza absoluta que vai ajudar muita gente!
Geralmente, mas nem sempre, eu faço a reserva diretamente no site do hotel. Só pago no cc se for exigência ou se o hotel me der um super desconto. caso contrário, pago diretamente lá.
Uma coisa que costumamos fazer é, antes de viajar, mandar um e-mail confirmando a reserva, para ver se está tudo ok e não ter problemas quando chegarmos lá!
bj
Ir no site do hotel é super importante. Muitas vezes eles negociam o preço, não é? Legal essa ideia de confirmar a viagem. Eu nunca tive problemas, mas é mesmo uma boa prática!
Boas dicas para quem ainda não tem o costume de reservar hotéis sem ajuda de profissionais e sem dúvida, uma forma bem mais simples de escolher seu hotel.
Pois é, a gente é tão acostumao que esquece que tem gente começando agora! 😉
É engraçado como muita gente ainda tem um pé atrás com isso. Mas na verdade facilita e barateia muito a viagem!
É verdade, Roberta! Pra isso estamos aqui, incentivar cada dia mais pessoas a economizarem viajando por conta própria!
Muito bom este post, muito bem explicadinho e com dicas imperdíveis para nós, viajantes. Gostei de conhecer outras opções de sites. Obrigada!
Obrigada, Michela! As vezes a gente fica tão acostumado com um site que esquece de buscar alternativas, não é mesmo?
Boas dicas para quem ainda não confia na internet e prefere ainda ir às agências de viagem 🙂
Sou fã do BOOKING !!!!!!!!!!!!!!!!!
Oi, Renata! Eu adoro o booking, porque acho as avaliações muito boas e claras de a gente entender. Mas não tinha me dado conta de que o pagamento vai incidir iof, né, ótima dica. Acho que o airbnb também é o mesmo sistema, né? Estou fazendo algumas simulações no azulviagens, e achei que o preço sai bem mais em conta do que comprar a passagem e o hotel separados. O que acha? Obrigada pelas excelentes dicas!
Muito legal a postagem!
Obrigada!