Um dos cuidados que estava na nossa lista de preparativos para a viagem era a de tomar vacinas indicadas para a região da Ásia. Já sabíamos que a de Febre Amarela era obrigatória, mas pesquisamos sobre outras que pudessem nos imunizar contra doenças típicas em outros países e que a gente não dá muita bola aqui no Brasil.
Pesquisamos bastante sobre as doenças endêmicas dos países que pretendemos visitar, vacinas recomendadas, vacinas obrigatórias, cuidados com cólera, etc etc. Também ficamos na dúvida se precisaríamos ou não tomar a vacina contra Febre Amarela, pois já tomamos anteriormente. Agora chegou-se à definição de que ela passa a “ser válida” por toda a vida, bastaria apenas revalidar o cartão de vacinação internacional?
Chegamos a conversar com alguns amigos que são médicos, mas no fim das contas nossa decisão foi simplificar: fomos a um posto de saúde e atualizamos todas as nossas vacinas, independente da recomendação para os lugares que iremos visitar. Tomamos reforço do que precisa de reforço, nos despreocupamos com aquelas que não necessitam. Tomamos a vacina de Febre Amarela também. Tiramos nosso cartão internacional da Anvisa, exigida para alguns países, como a Tailândia. A única indecisão agora é quanto a tomarmos ou não a vacina contra Hepatite-A, que não está disponível na rede pública.