Ponto de partida para os Lençóis Maranhenses, a pequena cidade de Santo Amaro do Maranhão ainda tem poucas opções de restaurantes. Neste artigo trouxemos as melhores opções para você que quer descobrir onde comer em Santo Amaro.
Santo Amaro: Por que visitar?
Se você visitou os Lençóis Maranhenses até uns três anos atrás, talvez nem tenha ouvido falar de Santo Amaro. Ou, quem sabe, ouviu dizer que tinha uma outra cidadezinha, com acesso para o Parque Nacional, porém com acesso difícil, sem estrada para carros comuns.
Essa era a realidade até 2019, antes construção dos 36km de estrada desde a MA-402 (Estrada de Barreirinhas) até a entrada de Santo Amaro e, principalmente, antes da inauguração da ponte sobre o Rio Alegre.
Com a entrega da ponte, os turistas começaram a descobrir: Santo Amaro do Maranhão tem tudo para ser a melhor base para conhecer as dunas e lagoas da região. A cidade está a alguns minutos de distância do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e tem lagoas até mesmo em que é possível chegar a pé.
A gente já falou sobre a cidade em um post completinho sobre Santo Amaro.
Onde comer em Santo Amaro do Maranhão
A maior parte dos restaurantes em Santo Amaro ainda são simples, mas alguns tem pratos bastante saborosos. Aqui reunimos as melhores opções para você decidir onde comer na cidade depois de um delicioso passeio.
Jordan Burguer
Se você curte um bom hambúrguer, esse é um lugar que você não pode deixar de comer. Um ambiente bem agradável e um hambúrguer com blend artesanal preparado na churrasqueira.
O Jordan fugiu da simplicidade e tem hamburgueres com cebola caramelizada, bacon crocante, gorgonzola e outros ingredientes que você não vai achar assim fácil para comer em Santo Amaro. Tem opção de hamburguer de frango e vegetariano também.
A minha pedida foi o Cheese Baby que estava uma delícia. Ah! Foi no Jordan que eu tomei a cerveja mais gelada em Santo Amaro (porém, apenas long neck).
Restaurante do Gordo
Se você perguntar por aí ou pesquisar em blogs de quem já esteve na cidade, você vai encontrar a dica: “Em Santo Amaro, você tem que ir comer o camarão da malásia no Restaurante do Gordo”.
Exageros à parte (ninguém tem que nada rs), a sugestão é muito válida.
O camarão da malásia é um grande camarão de água doce, que foi o que deixou conhecido esse simples restaurante em Santo Amaro. Além do camarão, aproveite para experimentar o Arroz de Cuxá.
Porém, vá avisado: o ambiente do Restaurante do Gordo é simples. Se o que você quer é um ambiente requintado ou um lugar instagramável, pule essa dica.
Farol bistrô
O farol bistrô fica localizado bem na praça da matriz, em Santo Amaro do Maranhão. O cardápio tem algumas coisinhas diferentes, como a linguiça artesanal de pernil, que foi o que eu experimentei.
Estava muito saborosa, porém achei muito desproporcional a quantidade de farofa e vinagrete que acompanham. Em um prato que teoricamente serve duas pessoas, os acompanhamentos não davam nem para uma.
Um outro ponto negativo é que no cardápio não tinha muita opção para quem está sozinho. Eu tive que pedir um petisco que é para duas pessoas e embalar o restante para viagem. Tenho até medo de pensar em que tamanho viria a farofinha em um prato individual.
Restaurante Rota do Sabor
Esse é o lugar onde você vai encontrar uma porção de Santamarense em um almoço de domingo. Também bastante simples, o restaurante tem uma agradável vista do Rio Alegre.
No cardápio, você vai encontrar peixes, camarão, e até bode ao leite de coco, um prato bastante apreciado pelos maranhenses. Eu comi a Anchova na brasa, que estava muito boa.
Le Roque Gastrobar
O ambiente do Le Roque é um dos mais agradáveis em Santo Amaro. As mesinhas são na areia, tem bangalôs para grupos e, aos sábados costuma ter música ao vivo. O cardápio, no entanto, é bem simples. Tem cachorro quente, hambúrguer e outros lanches.
Dunas bistrô
O Dunas foi o primeiro restaurante com uma pegada mais requintada em Santo Amaro. Mesmo sem ter visitado todos, eu arriscaria dizer que é o espaço de restaurante mais instagramável de Santo Amaro. O cardápio divide opiniões. Eu ainda não tive a oportunidade de conhecer.
Pizzaria do John
No quintal da casa do “John”, ele montou a sua pizzaria, que tem feito bastante sucesso.
Restaurantes de pousadas aberto ao público em Santo Amaro
Além dos restaurantes, algumas pousadas também estão abertas ao público para jantar (às vezes almoço também).
Quintal de Areias
O restaurante da pousada Quintal de Areias é em um jardim amplo e o cardápio traz peixes e frutos do mar.
Pousada Paraíso
O restaurante da pousada paraíso é bem amplo, agradável, coberto. O cardápio é variado, com peixes, carnes e aves.
Rancho das Dunas
Também com restaurante aberto ao público, a Rancho das Dunas é uma das pousadas mais bonitinhas de Santo Amaro.
O único inconveniente é que para chegar no restaurante, você precisa de um carro tracionado, pois as ruas são de areia.
Pousada Lençóis Maranhenses
No cardápio da novíssima pousada Lençóis Maranhenses você encontra pratos a base de peixes e frutos do mar, além de carnes, frangos, pizzas e outras massas. Infelizmente, até o momento, o cardápio não possui pratos vegetarianos.
Agora conta pra gente: qual restaurante você escolheu para comer em Santo Amaro do Maranhão?
Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2022!
2 respostas
Amei as dicas, to anotando tudo já! Sabe dizer quanto se gasta em média? To tentando criar um orçamento pra viagem.
oi Giulia,
Nos restaurantes dos passeios os pratos custam entre 50 a 60 reais por pessoa. Já na cidade, varia bastante. Você consegue comer desde lanche, um caldo, sanduíche, algo mais simples, até um jantar sofisticado.