Lençóis Maranhenses – O que fazer, quando ir, como chegar, onde ficar
É dificil descrever a emoção que sinto cada vez que visito os Lençóis Maranhenses. Definir como paraíso é clichê, mas não há palavra mais adequada. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica distante 250km de São Luís, no litoral do Maranhão. Continue lendo esse artigo para saber quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer nos Lençóis Maranhenses.
O que é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses?
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em 02 de junho de 1981. São 1.550 km², dos quais quase 60% são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares. Sua área é o dobro da área de São Luís e equivalente à toda a cidade de São Paulo.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. As duas primeiras cidades são os principais pontos de apoio para os turistas, além do povoado de Atins (Barreirinhas).
O grande charme do local é o contraste das dunas com as lagoas de água cristalina, variando em tons de azul, verde e caramelo. Você vai se impressionar, pode ter certeza.
Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?
Antes de pensar em quando ir aos lençóis maranhenses, saiba que as lagoas dos Lençóis Maranhenses não permanecem cheias por todo o ano.
Por que as lagoas secam? As lagoas são de água doce, de origem pluvial. Elas enchem durante a temporada de chuvas e com o calorão a água vai evaporando, diminuindo o volume gradativamente nos meses seguintes. Além disso, as lagoas são, de certa forma, conectadas, gerando uma “corrente” de água. Com isso a água vai escoando até esvaziar – já que chuva costuma parar em meados de junho/julho. Algumas chegam a secar totalmente até a próxima temporada de chuva.
Por isso, para evitar a decepção de encontrar as lagoas secas, o ideial é programar sua viagem para os Lençois Maranhenses logo após o período de chuvas. Assim, você garante o visual mais impressionante possível.
Quando chove na região dos Lençóis Maranhenses ?
Na região, as chuvas geralmente começam em dezembro e seguem até junho. Vale lembrar que, embora chova, as temperaturas continuam sempre altas, nas proximidades de 30ºC.
Se chover bastante no ano, pode ser possível encontrar as lagoas cheias o ano inteiro.
Quando é melhor ir aos Lençóis Maranhenses?
Na média, os melhores meses para visitar os Lençóis Maranhenses são de junho a agosto. Dos meses de alta temporada, Agosto é um dos meses mais cheios, especialmente de turistas estrangeiros.
Para mim, no entanto, o melhor mês é JUNHO. Embora haja risco de alguma chuva, em junho é possível aproveitar a mesma viagem para conhecer os Lençóis Maranhenses e a festa junina do Maranhão, com o espetáculo do Bumba-meu-Boi.
Vale a pena visitar os Lençóis Maranhenses quando as lagoas estão vazias?
Vale a pena sim, é a minha opinião. O que você precisa é encontrar os melhores lugares de acordo com a época/ E claro, tem que alinhar um pouco as expectativas.
Na alta temporada, tem mais mais opções de passeios e mais lagoas para visitar. Além disso, algumas ficam mais cristalinas na época em que estão mais cheias.
No entanto, se fora da temporada é a única data que você tem pra ir, alinhe as expectativas, mas não deixe de visitar. Há passeios que te mostrarão belezas incríveis, mesmo na baixa temporada. Inclusive tem opções de passeios e atrações que só acontecem quando o nível das águas está mais baixo, como é o caso da Lagoa da Rancharia, ou no período de grande volume de chuvas, como a Cachoeira do Bonzinho, no Canto do Atins.
Continue a ler o artigo que já já contaremos o que vale a pena. 😉
Como chegar aos Lençóis Maranhenses
Já comentamos que a área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abrange 3 municípios, mas vamos nos concentrar somente em dois, de onde saem os principais passeios.
O principal, mais conhecido e mais urbanizado acesso aos lençóis, se dá pela cidade de Barreirinhas, que possui uma estrutura turística razoável. Tem hotel, pousada, hostel, resort, restaurantes, bancos, internet. Tudo simples, mas dá pra se hospedar confortavelmente. Também é em Barreirinhas que está o famoso povoado de Atins, onde você chega de barco ou em carro 4×4 a partir de Barreirinhas.
A outra opção é ir para Santo Amaro. Muita gente continua repetindo por aí que não tem estrada, mas tem sim. Já é possível chegar de carro na cidade e muitas ruas tem bloquete.
Como ir de São Luís aos Lençóis Maranhenses
Para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, você precisa escolher uma cidade para ser sua base. Pode ser Santo Amaro, Barreirinhas (centro da cidade) ou povoado de Atins. A partir dessa base, você fará os passeios que desejar.
Como ir de São Luís a Barreirinhas: Carro, van ou ônibus?
Barreirinhas está há 250km de distância de São Luís. A estrada atualmente é boa, por isso a viagem de carro costuma durar cerca de 3,5 horas.
Para ir de ônibus de São Luís a Barreirinhas são 5h de viagem com a empresa Cisne Branco. Em 2023, a passagem está custando R$60,00. Os horários de ida são 06:00 e 14:00. O retorno ocorre às 09:00 e 14:00.
Outra opção para ir de São Luís até Barreirinhas é usar uma van, de empresa turística. O trajeto costuma durar umas 4,5 horas. Essa é atualmente a minha opção preferida para ir a Barreirinhas, pois custa cerca de R$80 reais e te busca no hotel (ou no meu caso, em casa).
Vale lembrar que carro em Barreirinhas é praticamente inútil, a menos que você se hospede em algum condomínio mais afastado. Ainda assim, para esses casos, eu acho melhor pegar um táxi da cidade.
Principais passeios para os Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas
A partir do centro de Barreirinhas não é possível chegar ao Parque Nacional por conta própria. É necessário contratar um passeio, pois somente carros credenciados podem circular no parque.
Da cidade de Barreirinhas, existem diversos passeios. Os principais são os Circuitos de Lagoas (Circuito Lagoa Bonita e Circuito Lagoa Azul), além do passeio de barco pelo Rio Preguiças até o povoado do Caburé.
Como é o Circuito da Lagoa Azul, em Barreirinhas
Um dos circuitos de visitas às dunas e lagoas é o da Circuito da Lagoa Azul. Normalmente, o passeio é feito em uma Toyota Bandeirantes, que busca no centro de Barreirinhas e leva por um trajeto sacolejante de 40min de areia até um estacionamento.
Do estacionamento, o guia leva o grupo a caminhar pelas dunas, onde é feito um roteiro passando por algumas belíssimas lagoas.
Durante o passeio, não há nenhum ponto de apoio para compra de bebidas ou comida, por isso é importante levar água e um lanchinho. No entanto, nada de exagerar, pois será necessário carregar pelas dunas.
O passeio dura em média 3 a 4 horas.
Como é o Circuito da Lagoa Bonita, em Barreirinhas
O circuito da Lagoa Bonita é bem parecido, mas passando por outras lagoas. A principal diferença é que para esse circuito, após estacionar, precisamos vencer uma subida bem íngrime. Há uma cordinha para ajudar, mas é bem sofrida. Maaaas, depois de subir, o resultado é compensador.
De um lado, uma visão incrível, bem panorâmica das lagoas. Uma daquelas vistas que a gente nunca esquece na vida. Do outro lado, vegetação a perder de vida.
É lindo. E é por essa vista que esse é meu passeio favorito.
A parte boa é que depois do primeiro esforço, dá pra escolher diferentes lagoas para se deliciar. Nada de ter que caminhar muito mais.
O passeio dura em média 3 a 4 horas.
Como é o passeio pelo Rio Preguiças até o povoado do Caburé, em Barreirinhas
O passeio pelo Rio Preguiças foi uma grande surpresa pra mim. Nas 3 ou 4 primeiras vezes que estive nos Lençóis não fiz, e quando deu certo eu simplesmente amei!
O passeio começa numa lancha “voadeira”, um barquinho rápido pelo Rio Preguiças, fazendo paradas ao longo do caminho, em povoados como Vassouras, Mandacaru e finalizando em Caburé. No Caburé, há uma estreita faixa de areia, separando rio e mar.
Por ser um passeio que reúne as diferentes paisagens do ecossistema dos Lençóis Maranhenses, hoje, esse é o passeio que eu recomendo para quem vai aos Lençóis fora da temporada das lagoas cheias.
Você vê um resumão dos Lençóis Maranhenses em um passeio só!
De quanto tempo preciso para visitar os Lençóis Maranhenses?
Se você puder tirar alguns dias para curtir a região, seria ótimo! No entanto, o mínimo é uma noite. Nesse caso, é possível fazer um dos circuitos de lagoas a tarde, no dia da chegada e o passeio de barco no dia seguinte.
Se você não puder dispor de uma noite para dormir em Barreirinhas, o melhor é deixar a viagem aos lençóis para outra oportunidade.
Nesse caso, considere a alternativa de visitar as “fronhas Maranhenses“, um local também muito bonito, em dimensões infinitamente menores, mas fica somente a 23km de São Luís, no município da Raposa.
Dá pra fazer bate-e-volta de São Luís para os Lençóis Maranhenses?
Dá sim, mas não é recomendado.
Eu já fiz 3 vezes, de carro. No meu caso, saí às 04:30 da manhã de São Luís, e cheguei em Barreirinhas por volta de 08:30 (parando na estrada para tomar café da manhã). É tempo para pegar os passeios pela manhã, que saem por volta de 9:00. Retornamos do passeio, almoçamos e retornamos para São Luís.
De ônibus também é possível, pegando o ônibus das 6:00 da manhã e retornando no ônibus de 19h.
Outra opção, nesse caso, é fazer o bate volta com uma agência, que já vai com o roteiro fechadinho. Atualmente, há passeios bate-volta principalmente para Santo Amaro. Nossa indicação é a Enjoy Maranhão, que criamos para atender com carinho quem vem para nosso estado.
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Temos um post Onde se hospedar em Barreirinhas, sugerindo alguns locais que eu ficaria hospedada dentro das categorias de Resorts, Chalés, Hotéis, Pousadas e Hostels na cidade.
Uma das pousadas que eu gosto, já me hospedei e tem um ótimo custo-benefício é a Pousada do Porto. Bem localizada, ótimo café da manhã e com quartos simples, mas com tudo o que precisamos. A pousada fica bem na beira do rio Preguiças e o barco pode inclusive te buscar lá mesmo!
Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação. Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.