Das várias vezes que fui aos Lençóis Maranhenses, uma vontade nunca tinha sido realizada: conhecer Atins, Maranhão, o vilarejo cenário da nova novela Travessia da Globo, e que muitos dizem ser um dos lugares mais good vibes da região.
Eu já tinha feito duas vezes o passeio Canto de Atins, um bate-volta saindo de Barreirinahs, mas ainda não sentia que tinha conhecido aquele lugar que todos falavam.
E eu estava certa.
Depois de finalmente conhecer Atins de verdade, resolvi escrever este artigo para contar mais sobre o que ver e fazer e como chegar no povoado.
+ Leia também: Lençóis Maranhenses mês a mês, quando ir e quando evitar
Onde fica Atins?
Atins, no Maranhão, é um pequeno vilarejo que pertence à cidade de Barreirinhas. O povoado tem localização favorecida, entre a foz do Rio Preguiças, a praia de Atins e o vasto campo de dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses.
É privilégio mesmo!
Fiz um mapinha para você entender a localização de Atins.
Agora promete para mim que não vai sair repetindo por aí que foi para os Lençóis Maranheses e ficou na “cidade de Atins”? O certo é dizer que ficou no “povoado de Atins”, na cidade de Barreirinhas/MA. Combinado?
Por que visitar Atins?
Há vários motivos que fazem Atins ser uma queridinha nos Lençóis Maranheses.
As lagoas dos Lençóis Maranhenses e o rio Preguiças estão por ali, mas não é essa a principal razão que leva as pessoas até o povoado.
O grande “tchan” de Atins é que o povoado consegue, ao mesmo tempo, ser tranquilo e ter um toque de agitação.
As ruas de areia contrastam com algumas pousadas cheias de charme e bares de praia que deixam no chinelo as outras bases para visitar o Parque Nacional.
Outro fator que leva as pessoas a visitar Atins é a prática do Kite Surf. Os bancos de areia tornam o mar uma piscininha e na época dos ventos a área é tomada por essas grandes pipas. Ao fim do dia, o cenário com o rio, por do sol e os kites é fascinante.
Inclusive, visitar Atins no auge da temporada do kite é totalmente diferente de ir em outra época (e acho que essa foi uma das razões pelas quais eu nunca tinha “sentido” Atins de verdade).
E o que tem chamado atenção sobre Atins no Brasil todo são as chamadas para a novela da Globo que vai estrear dia 10/outubro/2022. A nova novela, Travessia, teve várias cenas gravadas no vilarejo de Atins, Mandacaru, nos Lençóis Maranhenses e em São Luís – e o vídeo de chamada está lindo! <3
Leia mais sobre o Maranhão:
Ah! Atins também é o lugar onde você vai encontrar a maior concentração de gringos na região. Francês, inglês e espanhol se ouve o tempo todo em Atins!
O que ver, fazer e conhecer em Atins, MA?
Atins é um local bem good vibes. Isso significa que é um lugar muito gostoso para curtir uns dias sem fazer muita coisa.
A praia de Atins é um lugar gostoso para passa o dia, assistir os kitesurfistas e, quem sabe, até arriscar umas aulas.
Se você tem essa vontade, já aviso que com 1 hora de aula você nem chega a entrar na água. Então se quiser fazer aulas de kite em Atins, recomendo ficar alguns dias.
Curtir a praia de Atins e seus bares ou Beach clubs
Como eu disse, Atins é um lugar para curtir sem muita pressa, então muitos visitantes escolhem passar o dia apenas “de boa”.
A praia de Atins é um encontro de rio e mar. Com um braço de areia que transforma o lugar em uma praia calminha, o ambiente é convidativo ao banho.
Existem bares e restaurantes diversos.
O mais bem estruturado é o gastronômico e animado Charme Beach Lounge, que tem um palco com música ao vivo e uma “torre” com um lounge, de onde dá para ver a região do alto.
Há outros lugares mais simples a beira-mar, com comida boa e cerveja gelada também, como a Cabana Lar Doce Mar (bom lugar para o por do sol também) e a Cabana do Peixe, onde minha amiga Fabi garante que se come o melhor pastel de camarão do mundo.
Principais Passeios em Atins
Mas se você é daquelas pessoas mais inquietas e quer mesmo aproveitar ao máximo e fazer todos os passeios que couberem no cronograma, aí pode escolher entre algumas opções da região.
Um ponto importante é que às vezes é difícil fechar passeios coletivos, especialmente em média e baixa temporada. Isso acontece pois grande parte das pessoas vai só para ficar curtindo o vilarejo mesmo.
Passeio Canto do Atins
O Canto do Atins é uma região bem no comecinho do Parque Nacional logo saindo do povoado.
É comum fazer esse passeio como um bate-volta saindo de Barreirinhas, porém ele se torna mais extenso (dia todo) e cansativo, já que fica cerca de 1h30 distante da sede da cidade.
Se feito com saída de Atins, é um passeio de um turno apenas e o trajeto é bem mais curto. O circuito passa por várias lagoas, que podem variar conforme a época.
Há dois destaques interessantes nesse passeio.
O primeiro é o famoso camarão do Canto do Atins (Sr. Antônio ou da Luzia). É um camarão grelhado aberto, com um temperinho secreto. Eu gosto bastante, mas não acho que seja o melhor camarão da vida (e sim, a fama já refletiu no preço).
Outro destaque é a Cachoeira do Bonzinho. Isso mesmo que você leu, tem cachoeira nos Lençóis Maranhenses. Porém, ela se forma apenas no auge da temporada de chuvas (eu vi em Março).
Passeio Ponta do Mangue
Esse é um outro circuito de lagoas, e saindo de Atins também é um passeio de um turno.
A visita ocorre em uma outra região do parque, até mais perto de Atins. Também visita algumas lagoas diferentes.
Você pode combinar Canto do Atins com Ponta do Mangue em um mesmo dia.
Como chegar em Atins?
Para chegar em Atins, o primeiro passo é chegar ao centro da cidade de Barreirinhas. Esse trajeto pode ser feito de ônibus, van ou carro próprio/alugado. A distância de São Luís a Barreirinahs é de 260km.
Depois, é preciso continuar de barco ou de carro tracionado desde Barreirinhas até o povoado de Atins.
De Barreirinhas a Atins de barco
A forma mais cômoda e rápida é ir para Atins de barco, o trajeto pelo Rio Preguiças é um passeio bonito e tranquilo.
Esse traslado pode ser somente um transfer ou um passeio com início em Barreirinhas, paradas em Mandacaru (também cenário da novela) e Caburé, com término em Atins, tendo opções tanto compartilhadas como privativas.
Ah! Se você for chegar de barco, é importante verificar se já está incluído o trajeto do pier até a pousada, já que as ruas são de areia.
Recomendo fechar com antecedência, pois já vi gente perdendo diária de hotel porque não conseguiu disponibilidade na hora.
Faça aqui sua cotação de transfer ou passeio para Atins com a Enjoy Maranhão.
De Barreirinhas a Atins de carro 4×4
Em veículo 4×4 o trajeto de Barreirinhas a Atins é pelas dunas, e deve ser percorrido por veículos credenciados. São cerca de 40 km, porém o deslocamento dura entre 1h30 a 2h. Esses carros saem todos os dias em diversos horários e podem ser compartilhados ou privativos.
O bom desse passeio é aproveitar a trilha enquanto viaja e o ponto negativo de ir de carro é o sacolejo!
Não recomendo e confesso que nem sei se é permitido ir dirigindo até lá.
Como ir a Atins no Maranhão pelo mar
Os praticantes de KiteSurf também podem chegar até Atins pelo mar, fazendo um DownWind (DW) desde Tutóia, Maranhão. Para isso o viajante vai precisar de acompanhamento e da logística para sua bagagem. Minha amiga Fabi, que é kitesurfista indica a Luana (@euluanasousa_), que é experiente nesse trajeto.
💡 No site da Enjoy Maranhão tem um post super completo de Como Chegar em Atins
Onde ficar em Atins?
Atins tem hospedagem para todos os bolsos, mas achei a média mais alta que as outras bases dos Lençóis Maranhenses.
Ao escolher sua hospedagem, tenha em mente que a locomoção em Atins não é muito fácil, já que você precisa caminhar na areia, contratar um “quadritaxi” (quando tem disponível) ou alugar um quadriciclo. Então, nossa recomendação é se hospedar mesmo pertinho da praia ou da pracinha.
Eu fiquei em um chalé perto da pousada Maré de Atins, dos mesmos proprietários, porém fora da pousada. Era bem completinho, porém bastante afastado do “agito”. A caminhada acabava sendo um pouco cansativa.
Outras opções de hospedagem em Atins:
Atins, Maranhão: Vale a pena conhecer?
Atins é um lugar muito gostoso de estar. Um dos povoados com pousadas pé na areia, as águas tranquilas do rio preguiças e um por do sol mais lindo que o outro.
Além disso, quem gosta de barzinhos badalados e alguma gastronomia mais elaborada, vai encontrar em Atins, a melhor base para os Lençóis Maranhenses. Mas se você procura um lugar para visitar as lagoas mais bonitas e cristalina dos Lençóis, acho que Atins não é a sua praia.
Agora me conta, você já conheceu Atins? O que achou?
Organize sua viagem para os Lençóis Maranhenses
- Lençóis Maranhenses: O que você precisa saber antes de ir
- Quando visitar os Lençóis Maranhenses (e encontrar as lagoas cheias)
- 3 passeios que você precisa fazer nos Lençóis Maranhenses (para não se arrepender depois)
- Santo Amaro: conheça agora o lugar que vai todo mundo estar desejando daqui alguns anos
2 respostas
Olá, tudo bem? Uma dúvida: Desse Charme Beach Lounge é possível ver o pôr do sol ali no mar? Vi várias barraquinhas de praia nessa região, a maioria vi fotos que contemplam o pôr-do-sol, mas dessa em específico eu não consegui ver isso.
Oi, Camila.
Consegue sim ver o por do sol do Charme Beach Bar. =)