Santiago – Despedida do Chile

Você sabe qual o significado da palavra “destruído”? Destruído significa “converter algo material em pó, cinzas, fumaça ou pedaços mediante o uso de uma força material e de uma ação violenta”.

Pois é. Bem assim que estavam nossos corpos após o extremo esforço físico ao qual nos submetemos na escalada do Vulcão Villarrica. Nosso ônibus partiria dentro de 2 horas depois que voltamos da escalada. Voltamos ao hotel para buscar nossas malas, sentamos no sofá e os primeiros sinais da nossa destruição corporal começaram a se manifestar. Os músculos das costas e coxas reclamavam assim como a pele do nosso rosto ardia pela longa exposição dos raios “ultra-violentos” que ainda refletiam na branquidão da neve. Estava tão cansado que era capaz de sonhar com o Freddy Krueger me fazendo cafuné. Pegamos nosso ônibus em Pucon com destino a Santiago para o que seria nossos últimos dias pelo Chile.

Chegamos em Santiago junto aos primeiros raios de sol. O cansaço e as dores musculares nos exigiu buscar um táxi e rumar para o hotel. O apartamento que alugamos tinha uma vista espetacular. Vista para a Cordilheira dos Andes, Catedral e para a cidade como um todo.

A tarde caminhamos até o Cierro de Santa Lucia onde iríamos encontrar um casal para uma sessão pré-casamento. O casal e o cenário foram espetaculares. Com meu portunhol horroroso consegui contar umas piadas e fazer uma boa conexão entre nós e o casal e ter um resultado fotográfico que muito nos agradou.

Testando o cenário 🙂

No dia seguinte, abri a cortina e reparei que simplesmente a Cordilheira dos Andes havia “sumido” atrás de tanta neblina, o que me intrigou bastante. Resolvi ir com minha filha à Vinícola Concha y Toro, afinal, ir a Santiago e não ir numa vinícola é quase a mesma coisa de não ter ido. Renata preferiu fazer um walking tour, recomendado por uma amiga.

Fomos até a vinícola, que possuia tour guiado em três idiomas: espanhol, inglês e português. Como para português já havia esgotado (haja brasileiro! ) para aquele dia, escolhemos o inglês.

No início do tour começamos a caminhar por um enorme jardim gramado, cercado de árvores e um lago no meio. O guia nos explicou sobre a família detentora da vinícola enquanto nos mostrava a fachada da casa deles. Continuamos a caminhada até a plantação das uvas. Nos informou que a colheita das uvas acontecia entre os meses de abril e maio, mas que poderíamos arriscar comer as uvas que estavam na plantação. Claro que arrisquei comer. Uva docinha, parecia um limão. Continuamos a caminhada, paramos para a primeira degustação, onde ganhamos uma taça da Concha y Toro.

Concha y Toro - Santiago

Depois, entramos na área onde os vinhos são fermentados. Muitas curiosidades sobre todo o processo foi comentado. Conhecemos também o Casillero del Diablo, onde nos mostraram uma animação em curta-metragem contando um pouco sobre a história do vinho e do local. Também vimos uma adega onde vinhos especiais são estocados para serem saboreados em grande ocasiões. Voltamos a um salão principal para realizar a degustação de mais dois vinhos e onde seria o fim do tour.

Concha y Toro – Vinícola em Santiago

Enquanto eu estava na vinícola, Renata descobriu várias curiosidades sobre Santiago. Lembra aquela neblina que cobria a Cordilheira dos Andes? O guia informou que aquela neblina era simplesmente a poluição da cidade e que, como ação, o Presidente do país havia sugerido implodir parte das montanhas para que a poluição nao ficasse presa pela cordilheira. (Que doideira).

Aproveitei esse tempo que Renata ainda estava no tour para ir com Joyce próximo à Estação Central, área que havia chamado minha atenção quando chegamos a primeira vez pela movimentação de pessoas e pela grandiosidade arquitetônica dos monumentos. Passeamos entre as galerias e pessoas. Um comércio gigante. Um grande shopping, como a Rua 25 de Março de São Paulo.

Os últimos dias passaram depressa. Hora de arrumar a mala, fazer check-in e partir para um novo mundo, novo local e nova cultura.

Compartilhe:

Stalk Us
Ebook Grátis
Publicidade

Posts Recentes

2 respostas

1. Fala, Irlanilson. Com certeza com fotos fico muito melhor. Como estávamos devendo essas publicações, decidimos postar. Vamos atualizar com fotos e mando o link de novo. Abraço!