A Tailândia é um destino que está cada mais em alta entre os brasileiros. Quem nunca sonhou com suas praias, seus templos, massagem tailandesa e muita diversão? Reunimos neste artigo informações sobre vistos, idioma, vacina e outras informações que você precisa saber antes viajar para a Tailândia!
O que eu preciso saber antes de viajar para a Tailândia?
Um pouquinho de geografia
A Tailândia está localizada na Ásia, mais especificamente na região conhecida como Sudeste Asiático. Uma região caracterizada por muitas praias incríveis, baixos custos, povo alegre e ótima culinária.
Veja abaixo a localização da Tailândia e os países com os quais ela faz fronteira.
Qual o idioma é falado na Tailândia?
O idioma oficial é o tailandês, um idioma que não se parece com nada que você já viu e que – inclusive – utiliza um alfabeto próprio e indecifrável. É assim, por exemplo, que se escreve Tailândia no idioma local: ประเทศไทย
É pior que grego, vai por mim.
No entanto, os tailandeses tentam se virar no inglês (especialmente nos pontos turísticos e restaurantes). Em qualquer restaurante turístico, você irá encontrar cardápios em inglês e com foto. Placas informativas nas atrações turísticas estarão em inglês também.
Você é fluente no inglês? Então prepare-se para aprender o inglês-dos-tailandeses. Até se acostumar com a pronúncia deles, vai levar um tempinho. Não fala uma palavra de inglês? Baixe o Google Tradutor e be happy.
O que eu preciso para entrar na Tailândia?
Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 6 meses, carteira internacional de vacinação contra febre amarela (Certificado de Profilaxia da ANVISA) e passagem de saída da Tailândia (para o Brasil ou qualquer outro país).
Quer mais detalhes sobre a imigração no país?
E o seguro saúde ou seguro viagem, precisa?
Embora o seguro viagem não seja obrigatório, se você ler nosso artigo em que contamos do nosso hospitour na Ásia, tenho certeza que não viajará pra lá sem um!
Moeda, Câmbio e Cartões de Crédito
A moeda oficial da Tailândia é o Baht Tailandês (฿). Essa é a única moeda aceita nos estabelecimentos. Mesmo que alguns lugares aceitem dólares ou euros, nesses casos a cotação será desfavorável.
Como o Baht não é comercializado na maioria das casas de câmbio brasileiras, a melhor moeda para levar para a Tailândia é o dólar. As casas de câmbio estão bem espalhadas nas cidades e caixas eletrônicos também são comuns. Na maior parte das principais ilhas você também não terá problemas em localizá-los, mas vá preparado em ilhas menores.
Já os cartões de crédito são amplamente bem aceitos em lojas, restaurantes e hotéis, entretanto para passeios e entradas nas atrações você irá precisar de dinheiro em espécie. Além disso, para o pagamento em cartão, vários estabelecimentos cobram uma taxa de 3% em cima do preço do produto/serviço.
Internet e Celular
Internet é fácil de encontrar e de boa qualidade na maior parte dos locais. Grande parte dos restaurantes já deixam a senha colada nas paredes, no cardápio ou no porta guardanapos. Até mesmo nas ilhas, a qualidade costuma ser bem razoável.
No entanto, se você preferir, pode comprar um chip de celular que custa cerca de R$30,00 e te deixa conectado por um mês. Com o chip, você terá mais autonomia para pegar um Uber (ou Grab Car) e ir pesquisando durante o dia. Se for com todo o seu roteiro traçado e os deslocamentos planejados, você pode economizar.
Recomendações sobre a Tailândia
- Divida seu roteiro entre conhecer um pouco da cultura e templos e curtir as praias.
- Se for para Koh Phi Phi, recomendo a leitura dos artigos Koh Phi Phi – Tudo que você precisa saber e 9 maneiras de visitar Maya Bay.
- Não sabe quais templos visitar na Tailândia? Saiba quais templos visitar em Bangkok esse post do Viajando na Janela. Aproveita e dá uma lida no artigo que eles escreveram sobre os gastos na Tailândia.
- Como essa é uma viagem bem longa saindo do Brasil, não recomendo passar menos de 15 dias. Pelo menos 3 semanas é o ideal se quiser dar um giro por todo o país, mas dá pra ficar dois meses sem se cansar.
- Faça um seguro viagem. Muita gente passa mal, pois o padrão de higiene é bem inferior ao brasileiro. Minha filha passou mal e precisamos acionar o seguro. O atendimento foi ótimo. Fechamos a Assist Med através da Real Seguros. Faça sua cotação [nesse link] e depois me diga se não foram os melhores preços que você encontrou até agora. 😉 Indicamos ainda esse outro artigo sobre como escolher um seguro para a Ásia.
- Além de viajar para a Tailândia, vai para outros países do sudeste asiático? Veja nosso guia completo (e atualizado) sobre os vistos de cada país!
Ainda vale a pena viajar para a Tailândia?
- Sim, certamente! E se você acha que a Tailândia já saturou, recomendo fortemente a leitura desse artigo do blog Tripping Unicorn: Tailândia: Destino modinha?
Fizemos esse infográfico com muito cuidado para manter as informações corretas e atualizadas. Caso encontre alguma informação mais atual, deixe nos comentários e assim poderemos melhorá-lo.
Que tal agora compartilhar esse infográfico super da hora com seus amigos que estão planejando uma viagem à Tailândia?